Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 22 de fevereiro de 2021 - 13:51h
Covid-19: Vacinação no Amapá já alcançou 78% do publico-alvo com a primeira dose
A aplicação da segunda dose já começou, e todos os municípios seguem vacinando profissionais de saúde e idosos a partir de 85 anos.
Por:
Foto: Arquivo Secom
Vacinação do público alvo continua.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) divulgou, em relatório, que o Estado do Amapá já aplicou 78% de todas as vacinas contra o coronavírus distribuídas para o público alvo. Esse público corresponde a indígenas, idosos a partir de 85 anos, profissionais da saúde, idosos e pessoas com deficiência residentes em instituições, grupos previstos nesta primeira fase de vacinação do Plano Estadual. Em relação a segunda dose, a SVS apontou que 6% do público alvo já foi alcançado.

O relatório destaca que 100% dos idosos e deficientes que moram em abrigos já foram alcançados com a primeira dose da vacina. Além disso, já forma imunizados 78% dos trabalhadores da saúde e 65% dos idosos a partir de 85 anos. 

A aplicação da vacina é responsabilidade dos municípios, cabe ao Governo do Estado a distribuição. Foram distribuídas 46.232 doses e desse total 24.749 já foram aplicadas. Em relação à primeira dose, e levando em conta todos os grupos desta fase, os municípios que têm maior índice de vacinados são Cutias, com 91% de cobertura e Pracuúba, com 90%. Os municípios que mostram menor índice de cobertura vacinal são Vitória do Jarí, com 48% e Santana, com 49% de cobertura. 

A ampliação do público alvo depende do envio de novas vacinas pelo Ministério da Saúde. Está previsto ampliar a faixa etária para idosos a partir de 80 anos, posteriormente a partir de 75 anos e assim sucessivamente até alcançar todos os idosos acima de 60 anos. Após os idosos, serão vacinados os povos tradicionais ribeirinhos e quilombolas.

“Estamos aguardando novo lote de vacinas do Ministério da Saúde, e assim que chegar continuaremos executando o plano de vacinação. Infelizmente o MS ainda não nos informou data e a quantidade de vacinas que serão enviadas”, comentou o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia.

As  informações sobre a vacina estão dispostas no link: http://painel.corona.ap.gov.br/vacina/

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá