sábado, 18 de março de 2023 - 13:27h
Governo do Amapá compartilha com professores os resultados das avaliações de alfabetização de 2022
É a partir da identificação das desempenho dos alunos que serão aplicadas ações pedagógicas para aperfeiçoar a aprendizagem.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Vandy Ribeiro/Seed
Neste primeiro encontro, 180 professores de 36 escolas estaduais participaram da formação.

O Governo do Amapá promoveu neste sábado, 18, a 1ª Formação para Professores do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais. Neste encontro, 180 educadores de 36 unidades de ensino analisaram os resultados das avaliações diagnósticas e de fluência em leitura aplicadas ano passado com os estudantes.

É a partir da identificação das dificuldades dos alunos nas avaliações e compartilhamento desses resultados que serão aplicadas ações pedagógicas necessárias para aperfeiçoar a aprendizagem. A capacitação faz parte do Programa Criança Alfabetizada, estratégia da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para alfabetizar todos os alunos na idade certa.

O coordenador de Desenvolvimento e Normatização das Políticas Educacionais da Seed, Cleiberton Souza, detalha a formação.

“Nas avaliações, conseguimos identificar o nível de leitura de cada estudante, se ele é pré-leitor, leitor iniciante ou leitor fluente. No Amapá, de acordo com avaliações de 2022, nossos estudantes do 2º ano são 65% pré-leitor, 29% iniciantes e 6% fluentes. Precisamos mudar esse cenário”, frisou Souza.

A formadora do Programa Criança Alfabetizada, Sheila Ribeiro, comenta que este é o momento de troca, reflexão e ação entre os formadores e os professores. As ações que serão trabalhadas em sala de aula são discutidas em conjunto.

“Nossos professores estão com estudantes pós-pandemia que, infelizmente, ainda não possuem habilidades que deveriam ter sido aprendidas e consolidadas. Por exemplo, o aluno do 1º ano não fez educação infantil e tem muita dificuldade em pegar um lápis, dificuldade de coordenação motora que deveria ter sido trabalhada anteriormente. São desafios que estamos enfrentando”, ponderou Sheila.

A formação aconteceu em seis salas da Escola Barão do Rio Branco.

Programa Criança Alfabetizada

O Programa Criança Alfabetizada funciona por meio de termo de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Amapá e os 16 municípios. A estratégia busca transformar a realidade educacional com o compromisso de alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa, em regime de colaboração.

O programa trabalha também com material didático regionalizado, do 1º ao 5º ano do fundamental, produzido por professores-autores amapaenses. O investimento feito pelo governo nos livros didáticos soma, atualmente, mais de R$ 4 milhões.