quinta, 16 de março de 2023 - 15:28h
'É um ato de amor ao próximo', diz adventista em mutirão para doar sangue ao Hemoap
Enfermeira Sthefany Lima, de 28 anos, faz parte do projeto ‘Vida por Vidas’ que, a cada trimestre, mobiliza doações a hemocentros de todo o mundo.
Por: Cássia Lima
Foto: Israel Cardoso/GEA
Enfermeira Sthefany Lima faz parte do mutirão

"Eu estou feliz em ter a oportunidade de ajudar alguém nesse ato de amor ao próximo". A fala é da enfermeira Sthefany Lima, de 28 anos. Ela foi uma das pessoas que participou do mutirão de doações de sangue ao Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) nesta quinta-feira, 16.

A ação é organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia como parte do programa internacional "Vida por Vidas", que busca, a cada trimestre, mobilizar os fiéis para ajudar os hemocentros de todo o mundo.

Somando as doações espontâneas e do mutirão, foram 96 bolsas coletadas durante o dia, cada uma delas pode salvar até 4 vidas.

A chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Elmira Melo, destaca que o mutirão é sempre bem-vindo e que a parceria ajuda o estoque do hemocentro.

"Faz toda a diferença, não só porque promove uma ação de responsabilidade social entre os jovens, mas também porque reforça o estoque de sangue do Amapá, ajudando a salvar muitas vidas”, frisou Elmira.

O adventista e arquiteto Gabriel Santana, de 24 anos, também participou do mutirão, doando sangue pela segunda vez. Ele destaca que doar também é uma forma de altruísmo e evangelismo.

"Saber que eu estou ajudando alguém que eu nem conheço é uma forma de amor e também de testemunho. É nossa missão enquanto cristãos ajudar ao próximo e faço isso com muita fé", disse o jovem.

Projeto Vida por Vidas
É uma iniciativa voluntária promovida pelos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia desde 2005, com a proposta de contribuir com os hemocentros do país através do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa.

Ele é parte da missão dos cristãos para a beneficiar o próximo, seguindo os valores de solidariedade, esperança e fé, como parte do potencial humano, e através do exemplo de Cristo, que se preocupava com cada pessoa, conhecia suas necessidades e sempre procurava minorar suas dores.

Saiba como colaborar com o Hemoap
As doações de sangue podem ser realizadas no hemocentro que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, bem no centro de Macapá.

O funcionamento do Hemoap é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou agendamento via WhatsApp pelo número (96) 98811-0200.

Para doar, é importante:

• Pesar acima de 50 kg;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
  • Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;
  • É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação.
  • Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.