segunda, 15 de maio de 2023 - 12:55h
Audiências públicas em 4 municípios debatem o Plano Estadual de Segurança para o Amapá até 2030
Sejusp e Unifap reúnem com as comunidades de Pedra Branca, Serra do Navio, Porto Grande e Ferreira Gomes, de terça-feira, 16, até sexta-feira, 19.
Por: Rodrigo Juarez
Foto: Arquivo/PC
O projeto vai definir as ações, metas e perspectivas no setor para os próximos oito anos

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) reúnem está semana com representantes de segmentos sociais dos municípios de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Porto Grande e Ferreira Gomes para debater o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.

Os encontros que serão a partir desta terça-feira, 16, e segue até sexta-feira, 19, fazem parte do diagnóstico para a elaboração do projeto, coordenado pela Unifap em parceria com a Sejusp, que vai definir as ações, metas e perspectivas para o setor até o ano de 2030.

As audiências são abertas para a fala da comunidade e de segmentos sociais como grupos: quilombolas, ribeirinhos, povos indígenas, crianças e adolescentes, idoso, mulheres, LGBTQIA+, agentes de segurança e religiosos.

Os debates nos 16 municípios começaram dia 12 de abril, em Mazagão, na Região Metropolitana de Macapá, e já aconteceram em Oiapoque, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene e Cutias.

Participação
Para manifestação oral no encontro é necessário a inscrição prévia pela internet.

Pedra Branca do Amapari: FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Serra do Navio: FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Porto Grande: FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Ferreira Gomes: FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Plano Estadual
O projeto do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amapá está sob responsabilidade da Unifap, por meio dos cursos de Administração, Direito e Jornalismo, através de um contrato tripartite entre o Governo do Amapá, por intermédio da Sejusp, Fundo Estadual da Segurança Pública (Funsep) e Fundação de Pesquisa do Acre (Fundape).

A finalização e entrega está prevista para o segundo semestre de 2023, com três documentos: O Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, a Política de Segurança Pública e Defesa Social e o Planejamento Estratégico da Sejusp.

Cronograma de audiências:

Pedra Branca
Dia: terça-feira, 16
Loca: Centro de Convenções de Pedra Branca
Endereço: Rua Deolinda Gomes, Bairro Central.
Para mais informações: Edital no Diário Oficial 7.911

Serra do Navio
Dia: quarta-feira, 17.
Local: Auditório Municipal de Serra do Navio.
Endereço: Rua Principal – Centro.
Para mais informações: Edital no Diário Oficial 7.914

Porto Grande
Dia: quinta-feira, 18
Local: Campus Agrícola do Instituto Federal do Amapá (IFAP) em Porto Grande.
Endereço: BR 210, Km 103.
Para mais informações: Edital no Diário Oficial 7.911

Ferreira Gomes
Dia: sexta-feira, 19.
Local: Câmara Municipal de Ferreira Gomes.
Endereço: Av. Luzia Serra Cavalcante, nº174, Bairro Central.
Para mais informações: Edital no Diário Oficial 7.908