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quarta, 15 de fevereiro de 2023 - 08:00h
Governo do Amapá divulga Plano Operacional da Segurança Pública para o Carnaval 2023
São mais de 1,7 mil agentes envolvidos na estratégia criada para garantir a tranquilidade nos grandes eventos carnavalescos.
Por: Marcelle Corrêa
Foto: Dicom/Polícia Militar
Policiais militares atuarão com drones para monitorar eventuais ocorrência durante o carnaval

O Governo do Amapá apresenta o Plano Operacional da Segurança Pública para o Carnaval 2023. Serão 1.754 agentes das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros para garantir a tranquilidade da população nos eventos carnavalescos nas duas cidades mais populosas do estado, com uso de drones para monitorar as ocorrências.

Também haverá efetivo para eventos carnavalescos nos municípios do interior.

Em Macapá, serão 1.259 agentes de serviço. Para cada dia de desfiles no Sambódromo, em 17 e 18 de fevereiro, serão 193 policiais militares, 100 bombeiros e 11 policiais civis. Já A Banda, em 21 de fevereiro, contará com um efetivo de 478 policiais militares, 150 bombeiros e 23 policiais civis.

Em Santana, um grupo de 300 policiais e 195 bombeiros fará a segurança nos dias de desfiles dos blocos pela cidade. A estratégia é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança (Sejusp).

“As forças de segurança irão proteger a população, para que as pessoas possam sair e retornar às suas casas de maneira segura”, explicou José Mont’Alverne, secretário interino da Sejusp.

O esquema de segurança para o período carnavalesco não irá interferir no policiamento preventivo e ostensivo, já feito normalmente. A Sejusp ressalta, ainda, que os militares envolvidos no Plano Operacional estarão trabalhando com escala remunerada extraordinária, assegurada pelo Governo do Estado.

Polícia Militar
A Polícia Militar irá atuar com a Unidade Móvel de Monitoramento, uma viatura com o operador de drone, policiamento a pé e motorizado com carros e motocicletas.

Além disso, os batalhões continuarão no serviço ostensivo normalmente, atendendo eventuais ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) através do 190.

Corpo de Bombeiros
O efetivo militar do Corpo de Bombeiros irá atuar como observador de risco durante os eventos, ou seja, os profissionais são treinados para observarem áreas e materiais com potencial risco de incêndio, explosão, choques elétricos. Também podem indicar as rotas de saída e as ações necessárias para a população deixar em segurança os locais que possam oferecer perigo.

Os servidores também atuarão com o atendimento pré-hospitalar garantindo os primeiros socorros às pessoas que, por ventura, passem mal durante os eventos.

Polícia Civil
Durante o período do Carnaval, as Centrais de Flagrantes da Polícia Civil terão um reforço no efetivo. Nos dias 17 e 18, a Polícia Civil terá um posto de atendimento no Sambódromo para registro de boletins de ocorrência e lavratura de flagrante de crimes de menor potencial ofensivo.

Já para o dia de A Banda, será instalada uma Central de Atendimento na 6ª Delegacia de Polícia da capital, no bairro do Trem, onde também poderão ser registrados boletins de ocorrência e lavratura de flagrante de crimes de menor potencial ofensivo.

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