quarta, 10 de fevereiro de 2021 - 13:53h
Com doses repassadas pelo Estado, Santana inicia vacinação em idosos a partir de 90 anos
A vacinação em idosos com idade entre 85 a 89 anos, de acordo com o cronograma, será realizada na próxima sexta-feira, 12.
Por: .Colaboradores: Marco Antônio P. Costa
Foto: Nathasha Morrinson
Em Santana, a vacinação ocorre em drive thru e ponto fixo.

A Prefeitura de Santana (PMS) iniciou na manhã desta quarta-feira, 10, a vacinação da população idosa do município. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) auxiliou na ação enviando equipe de agentes de saúde e vacinadores.

O Estado repassou para Santana 1.420 doses de vacina CoronaVac da última remessa que chegou no fim de semana à Macapá. A Secretaria de Saúde do município informou que o quantitativo de vacinas recebido será suficiente para que toda a sua população acima de 85 anos seja vacinada.

De acordo com o cronograma definido pela coordenação municipal, a vacinação dos idosos acontece em dois momentos. Nos dias 10 e 11, recebem a vacina pessoas 90 anos ou mais. Na sexta-feira, 12, será a vez dos idosos com idade entre 85 e 89 anos receberem a primeira dose.

Para evitar aglomerações, foram preparados dois pontos que vão funcionar nesses dois dias. Um fixo, que está funcionando no Rotary Clube de Santana (Rodovia Duca Serra) e um ponto na modalidade drive thru, em frente ao prédio da Prefeitura, no Bairro Paraíso. Pelo cadastro do município, 245 idosos deverão ser vacinados nesses dois dias.

Na sexta-feira, 12,  a igreja Esconderijo do Altíssimo será o ponto fixo e a igreja Perpétuo Socorro receberá os idosos na modalidade drive thru.

"Até sexta-feira vamos ter quase 800 idosos imunizados em Santana nesta fase. É importante destacar que o idoso precisa trazer seus documentos como, RG, cartão do SUS e comprovante de residência do município de Santana", explicou a secretária de Saúde de Santana, Ithiara Madureira.

Aos 92 anos, Pedro Pantoja do Amaral, foi levado pelo filho para tomar o imunizante.

"Estou me sentindo muito bem graças a Deus. Estou mais confiante, mas não vou relaxar nas medidas de prevenção", exclamou o idoso ao receber a vacina.

Quanto aos idosos que estão doentes e com dificuldade de locomoção, a PMS informou que será necessário que os familiares deles compareçam até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e façam o cadastro do idoso. Assim, uma equipe de saúde da família irá na residência aplicar a vacina.

Distribuição

Todos os municípios já receberam as doses referentes aos idosos acima de 85 anos, a SVS afirma que o imunizante está disponível para 100% desta população, cabe a cada prefeitura executar as vacinas seguindo a recomendação dada pelo Estado.

“As prefeituras precisam executar de forma ágil e eficiente a aplicação das vacinas, desta forma teremos mais pessoas imunizadas e avançaremos no Plano Estadual de vacinação conforme a disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde” comentou Dorinaldo Malafaia.