Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 09 de maio de 2023 - 07:45h
Vacina BCG: Governo do Amapá garante imunização de bebês contra as formas graves de tuberculose
Aplicação é recomendada logo após o nascimento, mas a criança pode ser vacinada até os 4 anos.
Por: Mônica Silva
Foto: Monica Silva/GEA
Vacina aplicada em bebê na Maternidade Mãe Luzia, em Macapá

A vacina BCG é considerada uma das vacinas mais importantes para o recém-nascido. O imunizante, que protege contra as formas graves de tuberculose pulmonar, tem dose única e é recomendada que seja aplicado nos primeiros dias de vida, mas pode ocorrer até os 4 anos.

No Amapá, o Governo do Estado garante que todos os bebês já saiam vacinados da Maternidade Mãe Luzia, em Macapá, através da distribuição mensal de doses.

O pequeno Guilherme dos Santos, nasceu no dia 8 de maio, e já está deixando a Unidade Hospitalar protegido pela BCG. "Esse foi o primeiro passo para garantir um futuro saudável para meu filho", disse a mãe Tatiana dos Santos, de 21 anos. 

Moradora de Pracuuba, município a 280 quilômetros da capital, Raiana Gabriele Oliveira, de 21 anos, afirma estar muito mais tranquila com o seu bebê deixando a maternidade, devidamente imunizado.

"A gente vive um momento onde a vacina mostra a sua importância para salvar vidas e ver meu bebe assim vacinado e protegido me deixa mais segura", lembrou. 

A superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Margarete Gomes, destaca a necessidade da imunização. "É importante para prevenir a mortalidade infantil por tuberculose e é por isso que, antes mesmo do bebe de sair da maternidade incentivamos a imunização. O Governo do Estado faz a parte dele garantindo a vacina”, concluiu.

A Coordenadora Estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, informou que a vacina BCG não oferece eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).

"As possíveis reações da BCG podem variar entre muito comuns e raras, a principal reação esperada é a formação de cicatriz no local da aplicação que pode levar até 6 meses para aparecer”, ressaltou a coordenadora.

Distribuição
A BCG (Bacilo Calmette-Guérin) faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI). O Governo do Estado garante a vacina para os 16 municípios, responsáveis por executar a aplicação. Em 2022 a Coordenação Estadual de Imunização distribuiu 62.160 doses. Em 2023, até o mês de abril, 22.700 vacinas foram enviadas.

Imunização
No ano passado 85,03% das crianças do Amapá foram imunizadas com a BCG. A capital Macapá atingiu 94,06%, Santana 61,20%, Oiapoque 40,88% e Laranjal do Jari 110,46%.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá