terça, 06 de dezembro de 2022 - 13:08h
Estado Mais Forte: Waldez intensifica agenda de entregas no mês de dezembro
Consolidação das políticas públicas da gestão incluem reestruturação da infraestrutura de Saúde, Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
Por: Claudio Morais
Foto: Arquivo/Secom

O governador do Amapá, Waldez Góes, intensificou a agenda de entregas no mês de dezembro com a consolidação de importantes políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado em diversos setores, especialmente Saúde, Mobilidade Urbana, Segurança Pública.

“É o nosso compromisso com a população. Nós superamos, desde 2015, instabilidades nacionais [como o processo de impeachment e pandemia de covid-19] e fragilidades fiscais e estruturais que herdamos com o início da gestão. Vamos finalizar este ciclo com avanços significativos em todas as áreas, completamente diferente de como começou”, enfatizou Góes.

Segurança Pública

Após o planejamento, execução simultânea e entrega de mais de 15 obras estruturantes para a segurança pública e defesa social - oriundos de um pacote inédito de investimentos que já ultrapassa R$ 360 milhões -, o chefe do Executivo já entregou, neste mês, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Novo Horizonte, e prepara a entrega da Penitenciária de Segurança Máxima. As duas obras somam investimento de mais de R$ 12 milhões.

Também estão sendo preparadas as entregas do novo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes); 1º e 2º Grupamentos Bombeiro Militar em Macapá totalmente revitalizados; nova sede para o Batalhão de Força Tática e delegacia de Polícia Civil no município de Cutias - parte do planejamento que posiciona o Amapá como único estado do país a implantar delegacias em todos os municípios.

Saúde

Waldez Góes oficializou neste mês, com a Bancada Federal, o funcionamento do Hospital Universitário (HU). A unidade, vocacionada para média e alta complexidade, faz parte do sistema de regulação do Estado, que gerencia e avalia cada caso a ser encaminhado.

Antes disso, em maio deste ano, o Governo do Estado firmou convênio com a Universidade Federal do Amapá (Unifap) para assegurar o envio de recursos para custeio das atividades desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contratada para administrar o Hospital.

Também ocorrerá a entrega do Hospital de Emergência de Santana (HES), que teve toda a infraestrutura hospitalar ampliada. O novo HES terá 214 leitos, o dobro de sua capacidade atual, e vai contar com um novo ambulatório para os atendimentos clínicos, laboratório de análises clínicas, farmácia, salas preparadas para a instalação de equipamentos de tomografia e mamografia, além de uma nova maternidade, com estrutura para internações e UTI neonatal.

O Governo do Estado também prepara a entrega do Hospital Regional de Amapá, que atenderá pacientes de Amapá, Calçoene, Pracuúba, Tartarugalzinho e Oiapoque.

A unidade será referência no atendimento de casos de baixa e média complexidade para a região terá centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal, setor de exame de imagens com raio-x, ultrassom e tomografia, central de gases medicinais e resíduos, estação de tratamento de esgoto, agência transfusional e Banco de Leite Humano.

Mobilidade Urbana

O Governo prepara a entrega das maiores obras de mobilidade urbana da história do estado. Em fase de acabamento, o Viaduto da Integração e a rodovia Norte-Sul são resultado de um investimento que ultrapassa R$ 93,3 milhões.

Também está sendo concluída a duplicação dos 17 quilômetros da rodovia Duca Serra, com investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões. Além das etapas de drenagem e pavimentação,  o projeto previu a implantação de 12 retornos, 6 rotatórias, 6 passarelas de pedestre, além de ciclovias, acostamentos, barreiras de segurança e sinalização horizontal e vertical.

A agenda de entregas para mobilidade urbana também inclui a entrega de pavimentação nos municípios de Santana, Laranjal do Jari e Itaubal.