Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 06 de agosto de 2021 - 21:17h
Amapá alcança mais de 100 mil pessoas com ciclo de imunização completo contra covid-19
Estratégia de distribuição do Estado já alcançou 100.658 amapaenses com duas doses da vacina ou dose única.
Por:
Foto: Arquivo Secom
Até o momento, o Estado distribuiu 563.737 doses de vacinas para os 16 municípios, destas, foram aplicadas 414.649 doses.

 

Mais de 100 mil pessoas já completaram o ciclo de imunização contra a covid-19 no Amapá. A marca histórica está no boletim epidemiológico publicado pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 6. Leia o boletim completo aqui.

São 100.658 amapaenses que receberam a imunização em dose única (Janssen) ou as duas doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer ou CoronaVac - o que representa 17,68% da população vacinável no Amapá (acima de 18 anos).

Até o momento, o Estado distribuiu 563.737 doses de vacinas para os 16 municípios, destas, foram aplicadas 414.649 doses. O alcance é fruto de um esforço do governo estadual para imunizar a população de todo estado, desde a região metropolitana, até o interior, passando por áreas remotas, como aldeias índigenas e regiões ribeirinhas. Para isso, há uma força-tarefa formada pela Superintendência de Vigilância em Saúde e órgãos de segurança pública que garante a entrega das doses no prazo e nas condições certas para todos os municípios.

Com objetivo de ampliar ainda mais a cobertura, a estratégia do Governo neste momento do plano de imunização é intensificar a aplicação das doses disponíveis em todos os municípios. Para isso, o Estado já realiza levantamento para diagnóstico, planejamento e execução de mutirão em todo o estado.

Covid-19: Governo do Amapá planeja mutirões de vacinação nos 16 municípios e enfrentamento à variante delta

Vacinação no Amapá

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento 313.991 receberam a primeira dose da vacina (55,15%); e 100.658 (17,68%) foram imunizadas com a segunda dose ou dose única.

Queda nos números da covid-19

O último parecer do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) apresenta queda em diversos índices no enfrentamento à pandemia, sendo um deles o número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada, que é de 83 pacientes, sendo 71 casos confirmados e 12 suspeitos. Assim, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 27,85%, considerando as redes pública e privada.

Mesmo com a queda de casos confirmados da doença e avanço da vacinação, além da baixa na taxa de ocupação de leitos destinados, a orientação é seguir o protocolo de distanciamento, higienização das mãos e vigilância.

Com isso, o Governo também autorizou o retorno das atividades escolares com ensino híbrido, de forma presencial e remota, assim como o retorno presencial do serviço público a partir deste mês de agosto.

LEIA MAIS: Volta às aulas: veja quais os cuidados essenciais para o retorno seguro e gradual as escolas.

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Coesp – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise pandêmica.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá