Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 03 de janeiro de 2022 - 12:00h
Saiba como concorrer às vagas das escolas de gestão compartilhada, cívico-militares e bilíngue
Período de pré-matrícula para essas escolas específicas será de 6 a 10 de janeiro, no site www.escolapublica.ap.gov.br
Por: Caroline Mesquita
Foto: Vandy Ribeiro/Seed
A inscrição é necessária para participação do sorteio de vagas das escolas específicas

A pré-matrícula da rede estadual de ensino inicia em janeiro de 2022 e será dividida por etapas e modalidades de ensino. O processo continua sendo online, por meio do site www.escolapublica.ap.gov.br, e busca atender estudantes que ingressarão na rede pública de ensino. 

Devido a grande procura por vagas nas escolas de gestão compartilhada com a Polícia Militar do Estado do Amapá (Pmap), Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (Cbmap), escolas do Programa Cívico Militares (Pecim) e Bilíngue, serão adotados critérios para a reserva de vagas nessas unidades. 

Acesse aqui os editais das escolas específicas da rede estadual de ensino. 

O período de pré-matrícula para os interessados nessas escolas será de 6 a 10 de janeiro, no site www.escolapublica.ap.gov.br. A inscrição é necessária para participação do sorteio de vagas, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de janeiro, e a entrega das documentações para validar a matrícula na unidade escolar será de 17 a 19 de janeiro.

Critérios

Cada escola é regida por um edital específico. Haverá sorteio de vagas, que serão preenchidas exclusivamente pela comunidade escolar, ou pela comunidade escolar e ampla concorrência. 

Confira abaixo:

Escolas de Gestão Compartilhada Militar - Escolas Antônio Messias, Risalva Freitas do Amaral, Afonso Arinos e Igarapé da Fortaleza: 70% das vagas ofertadas para o 6º ano do ensino fundamental serão para moradores dos bairros circunvizinhos das escolas, 30% para a ampla concorrência. 

Escolas do Conjunto Habitacional Macapaba -  Escolas Antônio Munhoz Lopes e Marly Maria :100% das vagas serão destinadas aos candidatos que comprovarem residência no Conjunto Habitacional Macapaba.

Escola Profº Antônio Ferreira Lima Neto: 100% das vagas serão ofertadas aos candidatos que comprovarem que residem nas Comunidades dos Bairros Parque dos Buritis, Infraero II, Açaí e Ilha Mirim. 

Escola Estadual Cívico Militar Mineko Hayashida: 70% das vagas ofertadas para a 1ª Série do Ensino Médio serão destinadas aos moradores dos bairros circunvizinhos da unidade escolar e 30% para ampla concorrência.

Escola Estadual Cívico Militar Profº Nilton Balieiro: 70% das vagas ofertadas para o 6º ano do Ensino Fundamental serão destinadas aos moradores dos bairros circunvizinhos. 

 Datas e horários dos sorteios

 

Após ser contemplado no sorteio, é necessário entregar a documentação do estudante na unidade escolar no período estabelecido no cronograma das normas e editais específicos, caso contrário o candidato sorteado perderá o direito à vaga, que será disponibilizada ao cadastro reserva.  

Documentação para matrícula

  1. a) Certidão de Nascimento e/ou casamento; 
  2. b) CPF e RG do estudante e do responsável;
  3. c) Documento oficial com foto do responsável do estudante menor de idade; 
  4. d) Documento comprobatório de escolaridade anterior (Histórico Escolar ou Ressalva)
  5. e) Comprovante de residência com CEP (Na ausência, deverá ser apresentado a declaração de residência);
  6. f) Caderneta de saúde da criança; 
  7. g) Carteira do Sistema Único de Saúde – SUS;
  8. h) Comprovante do Bolsa Família (para estudantes que possuem o benefício); 
  9. i) Foto 3x4 
  10. j) Classificador com elástico; 
  11. k) Laudo médico ou relatório de acompanhamento do AEE, destinado aos estudantes com necessidades especiais. 

O candidato que não conseguiu a vaga, deve aguardar a pré-matrícula geral das escolas estaduais, que inicia a partir do dia 31 de janeiro e vai até o fim de fevereiro.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá