Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
ESTRUTURA DE GOVERNO
GOVERNO VICE-GOVERNADORIA Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá Agência de Fomento do Amapá Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Amapá Amapá Previdência Centro de Gestão da Tecnologia da Informação Comando-Geral da Polícia Militar do Amapá Companhia de Água e Esgoto do Amapá Controladoria-Geral do Estado Corpo de Bombeiros Militar do Amapá Defensoria Pública Geral do Estado do Amapá Delegacia-Geral de Polícia Civil Departamento Estadual de Trânsito Escola de Administração Pública Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Amapá Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá Fundação Marabaixo Fundação Saúde Gabinete Civil Gabinete de Segurança Institucional Instituto de Administração Penitenciaria do Amapá Instituto de Defesa do Consumidor Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá Instituto de Terras do Estado do Amapá Junta Comercial do Amapá Laboratório Central de Saúde Pública Polícia Científica Procuradoria-Geral do Estado Rádio Difusora de Macapá Secretaria Colegiada dos Povos Indígenas Secretaria de Estado da Administração Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia Secretaria de Estado da Comunicação Secretaria de Estado da Cultura Secretaria de Estado da Educação Secretaria de Estado da Fazenda Secretaria de Estado da Habitação Secretaria de Estado da Infraestrutura Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública Secretaria de Estado da Saúde Secretaria de Estado de Assistência Social Secretaria de Estado de Mineração Secretaria de Estado de Mobilização e Participação Popular Secretaria de Estado de Pesca Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior Secretaria de Estado de Transporte Secretaria de Estado de Transposição Secretaria de Estado do Bem-Estar Animal Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural Secretaria de Estado do Desporto e Lazer Secretaria de Estado do Meio Ambiente Secretaria de Estado do Planejamento Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo Secretaria de Estado do Turismo Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Estado do Amapá em Brasília Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão - Super Fácil Superintendência de Vigilância em Saúde Universidade do Estado do Amapá
Secretaria Colegiada dos Povos Indígenas

A Secretaria Colegiada dos Povos Indígenas atua na formulação de políticas públicas relacionadas às questões culturais, étnicas e de proteção à natureza dos Povos Indígenas do Estado do Amapá e norte do Pará. No que diz respeito às suas demandas sociais e políticas, presta assessorias ao Poder Executivo. Estimula, apoia e desenvolve estudos, pesquisas e debates sobre as condições em que vivem as populações indígenas.

Fiscaliza e exige o cumprimento da legislação em vigor concernente aos direitos assegurados e garantidos a estes homens e mulheres. Realiza ações de proteção ao meio ambiente, de maneira equilibrada e equitativa e autossustentada.

Busca apoiar as instituições não governamentais, na busca de uma relação harmônica e democrática com as diversas comunidades indígenas da região, além de oferecer serviço institucional garantidos na Constituição Estadual e reafirmado pelas ações do Poder Executivo Estadual, que trabalha com a percepção das características próprias de seu povo e, que, portanto, precisa criar elos com todas as suas organizações e lideranças indígenas, respeitando suas especificidades, valorizando seu trabalho comunitário em favor da vida humana e natural, dando condições para que estas possam conquistar sua autonomia e viver segundo seus costumes e tradições.

Secretária de Povos Indígenas: Sônia Jeanjacque
Foi secretária adjunta dos Povos Indígenas de Oiapoque. É formada pelo curso de licenciatura intercultural indígena habilitada na área de Ciências Exatas e Naturais, graduanda do curso de Direito, ambos pela Unifap. É ativista do movimento indígena desde a infância, em 2021 foi eleita a primeira mulher a ser vice cacica do seu povo. Artesã, coordena o grupo de mulheres da comunidade que trabalham com produção de artesanato. Foi assistente administrativa da associação das mulheres indígenas em mutirão (Amin),de 2021 a 2022, e atualmente é vice- coordenadora da associação de seu povo. Em 2021, foi eleita umas das conselheiras deliberativas da associação Na’na kali’na. Em 2022 foi eleita vice-coordenadora do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque (CCPI).

Secretário-adjunto representante da Região Wajãpi: Jawaruwa Wajãpi
É membro do conselho das aldeias Wajãpi - Apina desde 2003. Foi o primeiro parlamentar do povo Wajãpi, entre 2016 a 2020), em Pedra Branca do Amapari. É estudante do curso de formação dos professores Wajãpi realizado pela Seed/AP.


Secretário-adjunto representante da Região do Tumucumaque e Paru D’Este: Kutanan Waiana
Ativista, graduado em Ciências Exatas e da natureza pela Unifap. É um dos coordenadores executivo da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp), presidente da associação dos povos indígenas Waiana e Apalai (Apiwa) e conselheiro do Conselho Deliberativo da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).


Secretário-adjunto Representante do Povo Galibi Marwono: Elson Forte Galiby
Elson é professor formado pela licenciatura intercultural indígena área de ciências humanas e a nível do magistério indígena. Desde muito cedo, começou a participar como liderança nas reuniões indígenas, assembleia entre outras, acompanhou o ex-cacique Paulo Roberto e as outras lideranças do grupo de lideranças Galibi Marworno nas discussões de políticas públicas voltada aos povos indígenas. Em 2019, assumiu o cargo como vice-cacique da maior aldeia do estado do Amapá, a Kumarumã, do Rio Oiapoque. Em 2021, assume a coordenação de base da Apoiamp do Rio Uaçá.


Serviço
Endereço: Rua Francisco Azarias S. C. Neto, 01, Centro

Horário de atendimento: 8h às 12h e de 14h30 às 18h
E-mail: sepi@sepi.ap.gov.br
Site: www.sepi.ap.gov.br

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá