quarta, 29 de janeiro de 2020 - 13:20h
Linha Macapá/Mazagão passa a aceitar cartões de meia-passagem e gratuidade
Mudanças foram proporcionadas após consórcio de empresas e revitalização de veículos e itinerário.
Foto: Joyce Batista/Setrap
Ônibus saem a cada 30 minutos dos terminais localizados em Macapá e Mazagão

Usuários do transporte coletivo que utilizam a linha intermunicipal Macapá/Mazagão agora podem optar pela forma de pagamento com cartões de meia-passagem e de gratuidade. Antes, a tarifa era paga somente em dinheiro.

Segundo a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap), a mudança iniciada em dezembro de 2019 atende uma determinação da Justiça de Mazagão. A medida trata da oferta de acessibilidade para cadeirantes e validadores de cartões.

Dessa forma, 13 das 16 empresas que atuam no município firmaram um consórcio e se adequaram à medida no fim do ano passado. As três restantes ainda estão no processo de mudança e devem atender a recomendação em breve.

Após esse consórcio, os veículos foram revitalizados, com a implantação de elevadores para cadeirantes e validadores de cartões. A melhora no serviço garante, aos estudantes, o direito à meia-passagem e, aos idosos, o uso de passe-livre.

Patrícia de Morais, 30 anos, estuda em Macapá e mora em Mazagão. A distância de 32 quilômetros entre os dois municípios é um desafio diário na vida dela. Com a mudança, ela comemora a economia que terá no fim do mês em transporte.

“Para a gente que estuda, o custo com passagens de ônibus pesa no bolso, mas agora podendo pagar com a carteirinha [meia –passagem], já ajuda bastante”, disse, entusiasmada.

A nova linha Macapá/Mazagão inicia as viagens todos os dias às 5h30. De acordo com o diretor Departamento de Transporte da Setrap, Andrey Rêgo, essa nova opção vai também otimizar o sistema.

“Os ônibus saem a cada 30 minutos tanto de Macapá para Mazagão quanto desse município para capital, com oito veículos suprindo essa necessidade. Antes, nós tínhamos o dobro de veículos, mas com horários determinados, eles ficavam muito tempo ociosos e a população também sofria com a espera”, explicou.

O valor promocional da tarifa está no valor de R$ 5. Para quem quer mais conforto, também está disponível a versão executiva, com climatização interna, mas com pagamento em dinheiro.

Veja o itinerário

Saindo de Macapá, os veículos possuem duas rotas:

• Saída do Terminal Maracá (na Avenida Rio Maracá, próximo ao Parque do Forte, no Centro da capital), seguindo pela Rua São José, em seguida Av. FAB, Rua Dr. Marcelo Cândia até a Rodovia Duca Serra (AP-020), seguindo pela Ponte da Integração até o município de Mazagão.
  • Saída do Terminal Maracá, em direção à Rodovia JK (AP-010), a linha entra no município de Santana, passando pela Rua Cláudio Lúcio Monteiro e Avenida Santana até a Duca Serra, seguindo pela Ponte da Integração até seu o destino final.

Já partindo do Terminal Intermunicipal de Mazagão, a rota é:

• Os veículos saem do município e chegam à capital através da Rodovia Duca Serra, depois passam pela Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, em seguida Rua Dr. Marcelo Cândia, Av. FAB, Rua Tiradentes até o Terminal Maracá.