domingo, 28 de março de 2021 - 15:58h
Waldez entrega vacinas e usina de oxigênio para região do Vale do Jari
Foram 580 doses do imunizante contra covid-19 para Laranjal e 220 doses para Vitória do Jari. A nova usina geradora de oxigênio também entrou em funcionamento na UPA que atende a região.
Foto: Marcio Pinheiro
A usina de oxigênio instalada em Laranjal do Jari é uma doação do Ministério da Saúde após solicitação do Governo do Amapá.

Neste domingo, 28, o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, entregou 580 vacinas contra covid-19 para os municípios de Laranjal e Vitória do Jari. Também foi dado início ao funcionamento da usina geradora de oxigênio medicinal da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Laranjal do Jari.

No sábado (27) Waldez já havia feito a entrega, pessoalmente, das doses de vacina aos prefeitos de Macapá, Antônio Furlan, e de Santana, Bala Rocha, para a continuidade do plano de vacinação de cada município. A ação aconteceu logo após a nova remessa dos imunizantes chegarem no aeroporto internacional da capital.

A usina de oxigênio instalada em Laranjal do Jari é uma doação do Ministério da Saúde após solicitação do Governo do Amapá, e vai resolver definitivamente o abastecimento de oxigênio no Vale do Jari, onde vivem mais de 100 mil pessoas.

O equipamento tem capacidade para produzir 40 m³ de oxigênio por hora. Futuramente, será possível ampliar a rede hospitalar de baixa, média e alta complexidade que atende a região. Para o governador Waldez, o empenho de todos é essencial no enfrentamento ao vírus.

"Quero agradecer o apoio do senador Davi Alcolumbre para a aquisição das cinco usinas de oxigênio, e três já estão em território amapaense e duas estão a caminho. Assim como o apoio do prefeito Márcio Serrão na logística para ativação do equipamento em Laranjal do Jari", ressaltou.

Também ocorreu a entrega de cinco respiradores para reforçar a assistência à saúde de Laranjal do Jari. Na oportunidade, Góes autorizou a reestruturação do hospital de Vitória do Jari para ser a retaguarda do município.

Assistência à Saúde

O Governo do Amapá a cada dia reforça mais o enfrentamento a covid-19 com medidas como o lockdown, pacote socioeconômico, garantia de mais vacinas, testes de antígeno, equipamentos de proteção individual, respiradores e usinas de oxigênio para cobertura da assistência à saúde em todo o estado.

O governador Waldez Góes, juntamente com outros governadores e o Ministério da Saúde, também tem feito uma força-tarefa para incluir os profissionais das forças de Segurança Pública e Educação nas filas proritárias do Plano Nacional de Imunização.