Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 27 de outubro de 2021 - 20:32h
Lei Aldir Blanc: violonista contemplado por edital do Governo do Amapá lança seu primeiro EP
A obra “Extensão do Corpo” traz críticas sociais através de músicas instrumentais.
Por:
Foto: Arquivo pessoal
Para Anthony, políticas públicas através de editais são importantes para o nascimento de muitos trabalhos artísticos.

Nesta quarta-feira, 27, o violonista popular amapaense, Anthony Barbosa, lançou em live seu priemeiro EP, a obra musical“Extensão do Corpo”. O projeto foi contemplado pelo edital Seu Portuga, promovido pelo Governo do Amapá por meio da lei Aldir Blanc. O concerto foi exibido no canal do YouTube do instrumentista. Além das canções autorais, grandes sucessos da música brasileira também foram tocados.

“Fui entendendo que o violão nada mais era que uma extensão do meu corpo, uma ferramenta que abria os meus caminhos", relata o artista que traz no EP o aprendizado e vivência de seus 10 anos de dedicação à música instrumental.

Para Anthony, políticas públicas através de editais são importantes para o nascimento de muitos trabalhos artísticos.

“Estamos vendo nascer muitos projetos. É um benefício para muita gente que não tinha oportunidade por falta de recursos, e, agora, está concretizando trabalhos lindos e conseguindo caminhar nesse sentido", ressalta o violonista.


Anthony Barbosa e sua “Extensão do Corpo”

O artista , que se destaca na cena da música instrumental amapaense desde cedo, traz em suas composições críticas sociais acerca de questões raciais, além de temas como a ancestralidade. Tem como sua maior inspiração o compositor e violonista brasileiro, Guinga.

O EP tem cinco faixas autorais: Novos Navios, Meu Pé de Cupuaçu, Escada do Sim, Dona Dora e Felicidade de Pobre. Um EP consiste em uma obra musical que taz de quatro a seis músicas com um tempo máximo de 30 minutos de excução total. 

“Cada música tem uma história, utilizo o violão para tecer minhas sensações e fazer críticas sociais através da instrumentalização”, conta o artista sobre o seu processo de criação.

 

Editais através da lei Aldir Blanc

O Governo do Amapá já efetuou o pagamento de mais de R$ 13,8 milhões em editais para o setor cultural, 1.462 produções artísticas foram beneficiadas. Tendo como objetivo promover e incentivar a produção cultural amapaense, além de minimizar os impactos causados pela pandemia.

Atualmente, a Secretaria de Estado da Cultura (secult) está recebendo inscrições através do edital Promotor Mauro Guilherme, que irá premiar 385 propostas artísticas com o recurso de R$ 2,1 milhões remanescente do auxílio emergencial da iniciativa de apoio à cultura. Mais informações, acesse aqui.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá