A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou de um encontro nacional realizado em Tocantins, para debater o desenvolvimento econômico de forma sustentável e articular um trabalho conjunto diante dos desafios ambientais que os estados, especialmente os da Amazônia Legal, compartilham.
A 112ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) ocorreu na quinta-feira, 25, e reuniu 19 representantes dos estados brasileiros de forma presencial, e oito com participação virtual.
"A reunião itinerante nos aproxima e possibilita trocar experiências e informações in loco, ver o que deu certo, e principalmente fortalecer os laços de companheirismo e cooperação, que são fundamentais para o trabalho da Abema”, declarou o presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Renato Jayme.
A secretária de Meio Ambiente do Amapá, Taisa Mendonça, considerou a oportunidade de se alinhar e reunir ações e metas. "Essa reunião nos permite um planejamento e um discurso unificado em favor da nossa região Amazônica, considerando as particularidades de cada estado, assim como os problemas comuns enfrentados", destacou.
A presidente da Abema, que é secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, falou dos programas que buscam conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade, e que estão sendo replicados pelos estados.
"Estamos vendo iniciativas concretas, que mostram de forma clara e objetiva como promover esse desenvolvimento que é principalmente social. Temos defendido isso na Abema, a importância de se buscar alternativas de produção sustentáveis, aliadas à preservação”, pontuou Mauren.
No encontro os gestores debateram sobre a retomada do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que passou por reestruturação e agora está com 113 integrantes. Foi discutida também a possibilidade do retorno da câmara técnica de assuntos jurídicos do Conama.
Foram feitas deliberações das câmaras técnicas do Clima, Biodiversidade e Gerenciamento Costeiro e do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os debates prosseguiram com atualizações dos grupos de trabalho da descentralização do licenciamento ambiental, educação ambiental, fauna e Mata Atlântica. Os secretários fizeram ainda, exposições sobre os preparativos para a COP 28, que acontece em Dubai, em novembro.