terça, 25 de janeiro de 2022 - 17:30h - 3841
Covid-19: Amapá amplia público vacinável e atualiza números referentes à imunização
Com a inclusão das crianças a partir de cinco anos, agora são 781.594 amapaenses aptos a receber as doses de vacina contra a doença.
Por: Da Redação
Foto: José Baía / Secom
Imunização das crianças iniciou em janeiro deste ano.

Com o avanço da vacinação contra covid-19 para o público de 5 a 11 anos, o Amapá atualizou o número da população vacinável para 781.594 pessoas. Com isso, os números referentes à imunização passaram por nova atualização.

Até o momento, 65,15% do público vacinável recebeu a primeira dose; 44,75% a segunda dose ou dose única; e 5,3% a dose de reforço.

O Governo do Estado já distribuiu 1.329.717 imunizantes para as prefeituras. Deste total, já foram aplicadas 900.456 doses das vacinas Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen nos 16 municípios. Os dados são da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), com base nas informações das prefeituras e do Ministério da Saúde.

A imunização é essencial para conter a propagação do vírus e reduzir as internações e óbitos causadas pela covid-19. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), que administra o Centro Covid do Hospital Estadual de Santana, informou que 77% dos pacientes internados na unidade não completaram as 3 doses da vacina e 58% não receberam nenhuma dose.

“Isso nos mostra a necessidade da população aderir à vacinação para reforçar a imunidade, já que a resposta imunológica do paciente ao vírus melhora com a dose de reforço, especialmente nos grupos que possuem algum tipo de comorbidade”, ressaltou a secretária-adjunta de Enfrentamento à Covid-19, Maracy Andrade.