sábado, 18 de fevereiro de 2023 - 23:30h
Com o enredo 'Illan Menino, Illan Poeta, Illan do Laguinho', Império da Zona Norte abriu a segunda noite dos desfiles do Amapá
Agremiação foi a única do Grupo de Acesso a desfilar neste sábado, 18, no Sambódromo.
Por: .Colaboradores: Rodrigo Juarez
Foto: Maksuel Martins
Escola trouxe cerca de 850 brincantes para a avenida.

Resgatando a história do poeta e cantor, Illan do Laguinho, a Escola de Samba Mocidade Independente Império da Zona Norte abriu de forma pontual a segunda noite dos desfiles no Sambódromo, neste sábado, 18. A chuva fina começou a cair aos 54 minutos de apresentação, mas não atrapalhou em nada o ritmo dos brincantes, que desfilaram com tranquilidade.

A apresentação das escolas de samba, promovida pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), volta a acontecer na Avenida Ivaldo Veras após 8 anos. O evento carnavalesco contou com o apoio do Governo do Estado.

Com muito dourado, azul e branco, cores oficiais da escola, a Império da Zona Norte, apresentou o enredo "Illan Menino, Illan Poeta, Illan do Laguinho”, com cerca de 850 componentes, divididos em 10 alas, um carro alegórico e um tripé.

Em suas alas, a escola trouxe a essência do menino, com adereços que remetiam a brinquedos, pipa e outros elementos presentes na infância do homenageado. As fantasias também traduziram as temáticas trabalhadas pelo sambista.

A ala das baianas, chamada de "Boa noite, Tia Sinhá", é título também de música do Illan do Laguinho e representou a valorização da música amapaense, com as baianas vestidas de tia Sinhá. A armação que sustenta a saia de uma das baianas no centro da ala caiu (a saia perdeu o volume), o que pode incidir sobre a pontuação da escola.

O segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, "Estilizados", homenageou o histórico que o compositor carrega com as composições para o Carnaval amapaense.

A alegoria "O menino do Laguinho em seu Jardim de Felicidade" encerra a passagem da primeira escola. A águia, que é o símbolo da Império da Zona Norte, disparando fogos de artifício e efeitos luminosos nos olhos, foi um espetáculo à parte.Apuração

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá será na quarta-feira, 22, no Sambódromo, às 15h. Os primeiros resultados apurados serão do Grupo de Acesso, que reúne três agremiações: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império do Povo e Império da Zona Norte.

Em seguida, será a apuração das sete escolas do Grupo Especial: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Solidariedade, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.

Os quesitos julgados são: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.