domingo, 19 de fevereiro de 2023 - 01:30h
Com o enredo 'Brasil - A Efígie da Omissão: Os Cinco Cavaleiros do Apocalipse', Solidariedade abre Grupo Especial na última noite de desfiles do Amapá
Escola de samba foi a segunda a se apresentar na Avenida Ivaldo Veras neste sábado, 18, com homenagens a profissionais de saúde que atuaram na pandemia.
Por: .Colaboradores: Rodrigo Juarez
Foto: Maksuel Martins/GEA
Verde, branco e vermelho são as cores predominantes da escola

Propondo uma reflexão social e política sobre o país, a Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade foi a primeira escola do Grupo Especial a pisar no Sambódromo, de forma pontual, na segunda noite dos desfiles, na madrugada deste domingo, 19.

O evento, promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), volta a acontecer na avenida Ivaldo Veras após 8 anos, com apoio do Governo do Estado.

Nas cores predominantes do verde, vermelho e branco, a Solidariedade, apresentou o enredo "Brasil - A Efígie da Omissão: Os Cinco Cavaleiros do Apocalipse”, com mais de 1,2 mil brincantes, divididos em 10 alas, duas alegorias e dois tripés.

A agremiação carnavalesca ainda não ganhou título no Grupo Especial. Ao longo de 40 anos de carnaval, foram quatro títulos conquistados no Grupo de Acesso.

Em sua passagem pelo Sambódromo, a Solidariedade destacou nas alas e alegorias a temática levantada pelo enredo: crise política e caos na gestão nacional da pandemia de Covid-19.

A escola levou para a avenida muita ousadia e criatividade na execução rítmica da bateria, trajada com jalecos, toucas e máscaras que homenageavam os profissionais da saúde.

A segunda alegoria foi o ponto alto da passagem da agremiação, com referências diretas a momentos críticos da pandemia, como a falta de cilindros de oxigênio, o "Jacaré da Vacina" em alusão aos ataques contra a vacinação, tendo o Palácio do Planalto como plano de fundo.

Atrás da alegoria, um telão de LED exibia trechos do trabalho incansável de profissionais para salvar vidas e conter a crise sanitária.

Apuração
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá será na quarta-feira, 22, no Sambódromo, às 15h. Os primeiros resultados apurados serão do Grupo de Acesso, que reúne três agremiações: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império do Povo e Império da Zona Norte.

Em seguida, será a apuração das sete escolas do Grupo Especial: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Solidariedade, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.

Os quesitos julgados são: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.