domingo, 19 de fevereiro de 2023 - 05:30h
Com enredo 'Patrícia, da pátria caboca', Piratas da Batucada fecha o desfile das escolas de samba do Amapá
Última campeã do Grupo Especial encerrou a apresentação já com o nascer do dia, neste domingo, 19, na Ivaldo Veras.
Por: Claudio Morais .Colaboradores: Rodrigo Juarez
Foto: Maksuel Martins/GEA
Escola levou cerca de 1,3 mil brincantes para a Avenida Ivaldo Veras

Homenageando a cantora Patrícia Bastos, a Piratas da Batucada fechou os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, no Amapá, já na manhã de domingo, 19, no Sambódromo, com muita vibração e alegria de todos os foliões. Nem a chuva que começou a cair às 4h da madrugada atrapalhou a passagem da agremiação.

A apresentação, promovida pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), volta a acontecer na Avenida Ivaldo Veras após 8 anos, com apoio do Governo do Estado.

A Piratas da Batucada, apresentou o enredo "Patrícia, da Pátria Caboca", com mais de 1,3 mil brincantes divididos em 11 alas, dois carros alegóricos e dois tripés.

A comissão de frente, trajada com a identidade visual marabaixeira e indígena, coreografada, trouxe a homenageada Patrícia Bastos em destaque no tripé, que também reverência ao orixá Xangô, com fitas de LED e búzios dourados, "pedindo licença" à entidade para festejar na avenida.

A uniformidade dos trajes entre si, fator importante para avaliação das fantasias, foi ponto de destaque em todas as alas, com menção especial à bateria que, mesmo com a intensa movimentação, manteve-se intacta.

A relação coerente entre as alas também vale menção: todas relacionadas ao mar, às navegações, à estética lusitana e, invariavelmente, ao meio em que os piratas - que nomeiam a agremiação - se tornaram massivamente conhecidos.

E, para encerrar o desfile, a alegoria que materializa o samba de enredo: a cantora Patrícia Bastos novamente em destaque, em um carro alegórico que traz seu rosto mesclado com uma onça-pintada, uma grande estrutura que remete às casas indígenas e, ao fundo, estética africana.

Este ano a escola que manter a soberania nos desfiles e conquistar o tricampeonato consecutivo, venceu em 2019 e 2020.

Apuração
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Amapá será na quarta-feira, 22, no Sambódromo, às 15h. Os primeiros resultados apurados serão do Grupo de Acesso, que reúne três agremiações: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império do Povo e Império da Zona Norte.

Em seguida, será a apuração das sete escolas do Grupo Especial: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Solidariedade, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada. }

Os quesitos julgados são: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.