Logo Amapá
quarta, 15 de março de 2023 - 19:00h - 146
Governo do Amapá estuda estratégias para investir em exportação de pescado e profissionalização do setor
Empresários e pescadores buscam flexibilização tributária para atuar com pescado da Costa do Amapá.
Por: Fabiana Figueiredo
Foto: Israel Cardoso/GEA
Encontro aconteceu no Palácio do Setentrião, em Macapá

Em encontro sugerido por pescadores e empresários, o governo do Amapá deu início aos estudos de meios para alavancar a pesca no estado, inclusive com foco no mercado internacional. O setor é descrito no plano de governo como um dos pilares estratégicos para o desenvolvimento do estado.

A mobilização pretende otimizar a emissão de licença internacional de pesca em águas amapaenses e melhorar as condições tributárias com taxas menores para exportação. A reunião ocorreu no Palácio do Setentrião, na quarta-feira, 15.Um grupo empresarial chinês de pesca industrial identificou os potenciais da costa do Amapá há 4 anos e tenta se instalar no estado, entretanto ainda busca condições para isso.

Wenke Mei, representante do grupo, citou que a intenção é atuar com 5 embarcações industriais para pesca e processamento do pescado, um avanço para a área, que atualmente é predominantemente artesanal.

"Aqui no Amapá tem muito produto para pesca, uma quantidade grande, e também tem o Rio Amazonas no Porto de Santana com calado profundo, que é o ideal para nossas embarcações. A logística é atrativa para os empreendedores e permite investir no estado", destacou Mei, cujo grupo tem atuação na China, continente africano e no Suriname.

A agenda ocorreu com a presença do governador Clécio Luís, do secretário de Estado da Fazenda, Jesus Vidal, e dos diretores-presidente da Agência de Pesca do Amapá (Pesca), José Raimundo Cordeiro, e da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Agência Amapá).

"Nós queremos fazer isso acontecer no amapá. Dentro da lei, vamos fazer o que for possível para poder concretizar projetos como esse. O setor pesqueiro, incluindo a pesca artesanal, a industrial e a piscicultura, é um dos segmentos que são pilares para o desenvolvimento do Amapá", ressaltou o governador.

O pescador e advogado Araldo Cardoso, que mediou o encontro, pontuou que as medidas podem proporcionar melhores condições de trabalho da profissão que ele faz parte há 15 anos.

"Saber que o governo está pensando em empreender com a pesca atende à uma luta nossa. Temos a possibilidade de ter pesca industrial na nossa costa, que é atrativa para pescadores. O governo deixou os órgãos à nossa disposição para fazer com que a pesca seja atrativa na nossa costa, que é um dos maiores polos pesqueiros do mundo", descreveu Cardoso.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá