quinta, 10 de junho de 2021 - 19:14h - 319
Detran mantém rotina de operações de Lei Seca; Cerca de 7 mil abordagem foram feitas em 2021
Desde o início de março foram 83 operações. Ações acontecem de forma integrada com órgão de segurança e saúde.
Por: Nelson Gama
Foto: Ana Monteiro
Equipe da Lei Seca em uma das blitz da Operação Integração Covid-19.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP) vem realizando operações para coibir acidentes de trânsito ocasionados pela combinação de bebida alcoólica e direção. As ações reúnem agentes de segurança e saúde pública para orientação e verificação do cumprimento das medidas de proteção contra a covid-19.

As operações têm acontecido rotineiramente desde o inicio da pandemia em 2020 e são coordenadas pelo núcleo de Operação Lei Seca do Detran.

Somente em 2021, desde o dia 5 de março, foram realizadas 83 operações de fiscalização que resultaram em 6.919 abordagens realizadas, com 311 autuações, 45 condutores presos por dirigir sob efeito de álcool e 8 por embriaguez ao volante, somente nesse período.

O objetivo, principalmente, é em relação aos horários de circulação de veículos e pessoas nos termos dos decretos estaduais, assim como a repressão da prática de condução de veículo sob a influência álcool/embriaguez ao volante, além de outras infrações de trânsito.

As atuações diárias acontecem no período da manhã e noite, ajustando-se aos horários conforme a necessidade e os objetivos da Operação Integração Covid-19.

“Todo esse trabalho serve para que nós possamos estar, além de fiscalizando os condutores, também os protegendo, pois quando flagramos uma pessoa embriagada ou sob efeito de álcool ao volante, nós podemos evitar um acidente que viria a acontecer horas ou minutos depois, então as blitz são de extrema importância para a segurança de todods”, explica o coordenador da Lei Seca, Capitão Meguins.

Participam das ações Polícia Militar do Amapá, Bombeiros Militares, Guarda Civil Municipal de Macapá, policiais do Gabinete Militar Ministério Público, Polícia Civil e Superintendência de Vigilância em Saúde, entre outros órgãos.

  

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá