sábado, 10 de abril de 2021 - 21:28h
Nova usina de oxigênio garante retaguarda à rede de saúde de Macapá
A usina foi fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre e do governador Waldez Góes no enfrentamento conjunto à pandemia.
Foto: Erich Macias

Entrou em operação neste sábado, 10, a usina de oxigênio que foi doada por uma empresa privada ao Governo do Estado, através de uma articulação do senador Davi Alcolumbre. Na ocasião o governador do Amapá, Waldez Góes, assinou o termo de cessão à prefeitura de Macapá para uso da usina, que foi instalada no Centro Covid Santa Inês.

Este maquinário vai abastecer os 582 cilindros que já estão na capital e poderão ser distribuídos para onde houver demanda, seja na rede pública, seja na rede privada. A usina tem capacidade para abastecer 32 cilindros a cada 24h.

As três usinas em funcionamento em Oiapoque, Laranjal do Jari e, agora, em Macapá, foram garantidas através de articulações do senador Davi Alcolumbre. O parlamentar já articula para garantir um quarto maquinário para atender o munícipio de Santana.

Para o governador Waldez, a usina que, primeiramente, foi doada ao Estado vai garantir um reforço na retaguarda Municipal. O chefe do Executivo destacou a importância da esforços conjuntos para o enfrentamento da pandemia.

"A união de esforços resulta em uma melhor retaguarda e assistência hospitalar aos trabalhadores da saúde e a população. Essa característica de trabalho em conjunto é o que devemos observador para o combate da Covid-19", destacou Waldez Góes.

A pedido do senador Davi, a terceira usina foi transportada de Curitiba (PR) para Macapá no dia 26 de Março, em avião da Força Aérea Brasileira. O parlamentar enfatiza a preocupação em evitar o colapso no sistema público de saúde.

"Estamos atuando para garantir oxigênio para o Amapá desde a tragédia no Amazonas. Nossas articulações vão do governo federal até a iniciativa privada para tentarmos solucionar este problema que afeta todo Brasil", disse o senador.

De acordo com o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, a instalação da usina de oxigênio é um complemento que faltava na retaguarda municipal, que reforçou a assistência em saúde para internar pacientes acometidos pela Covid-19.

"Há duas semanas, Macapá teve um aumento na demanda por oxigênio. A instalação dessa usina possibilita a retaguarda municipal a ativação de novos leitos. É um passo a mais no enfrentamento", explicou o prefeito.

O termo de cessão do maquinário foi assinado pelo governador e o prefeito da capital, e foi acompanhado pelo Ministério Público do Estado do Amapá (MP/AP) e pela empresa doadora.