Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 08 de maio de 2021 - 16:50h
Amapá recebe novo lote com 3.200 vacinas Coronavac
Os imunizantes fabricados pelo Instituto Butantan chegaram neste sábado, 8, e serão distribuídos para os 16 municípios do Estado.
Por: .Colaboradores: Marco Antônio P. Costa
Foto: Erich Macias/Secom
Lote chegou a Macapá no início da tarde deste sábado, 8

No início da tarde deste sábado, 8, Amapá recebeu 19º lote de vacinas com 3.200 doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan, a Coronavac.

As dosagens serão utilizadas no Estado para aplicação das segundas doses (D2). Serão 2.500 doses para D2 do público em geral, principalmente idosos e também 660 doses para a D2 das forças de segurança e salvamento.

As vacinas foram recebidas pelo Governo do Estado e a Superintendência de Vigilância em Saúde irá realizar a distribuição das doses. Macapá, Santana e Mazagão recebem ainda neste sábado e os demais municípios na segunda-feira, 10.

O município de Macapá receberá 1.200 doses, Santana 400 e Mazagão 40.

Ritmo lento

O Instituto Butantan reconheceu esta semana, dificuldades na produção da vacina no ritmo que foi acertado com o Ministério da Saúde e isto fez com que o cronograma de entrega das vacinas tenha sido alterado. A maior dificuldade, informou o instituto, se dá na importação dos insumos necessários para a produção da Coronavac, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que vem da China.

“Há um atraso na aplicação das segundas doses de Coronavac em idosos, especialmente em Macapá, por isso temos reforçado com cada prefeitura a importância para que se siga, estritamente, o que está definido nos planos nacional e estadual de imunização, para que as pessoas não tenham seu processo de defesa contra o vírus prejudicado. É necessário organização e seguir e cronograma, sem passar para a vacinação de outros grupos sem a garantia da segunda dose”, declarou Dorinaldo Malafaia, superintendente da vigilância em saúde do Amapá.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias/Secom e Marco Antônio P. Costa

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá