domingo, 07 de fevereiro de 2021 - 22:38h
Consórcio da Amazônia requer ao governo federal habilitação imediata de leitos do SUS para covid-19
Em carta à Nação, o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal elencou pedidos de medidas emergenciais frente à pandemia na região.
Foto: Arquivo/Secom

O Consórcio Interestadual da Amazônia Legal (CAL) apresentou neste domingo, 7, ao governo federal, em carta dirigida à Nação, a retomada imediata da habilitação de leitos para covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS), além de outras medidas emergenciais.

De acordo com o levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), no pico da pandemia em 2020, o SUS chegou a ter mais de 23 mil leitos habilitados, agora são pouco mais de 3 mil.

A carta contou com as assinaturas dos nove governadores que compõem o CAL: Waldez Góes (AP), Flávio Dino (MA),  Gladson Lima (AC), Wilson Lima (AM), Mauro Mendes (MT), Helder Barbalho (PA), Marcos Rocha (RO), Antônio Denarium (RR) e Mauro Carlesse (TO).

Auxílio emergencial

Na carta, o Consórcio também solicitou a retomada do auxílio emergencial, que foi encerrado em janeiro. O benefício atendeu cerca de 68 milhões de brasileiros durante a pandemia.

Nas quatro primeiras parcelas do auxílio, os beneficiários receberam R$ 1,2 mil (no caso de mulheres chefes de família), e de R$ 600 (população em vulnerabilidade social). Ja nos últimos cinco meses os valores ofertados pelo governo federal foram reduzidos pela metade.

Segundo o Consórcio "a persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias".

Carta na íntegra

CARTA DA AMAZÔNIA À NAÇÃO BRASILEIRA

Pela retomada imediata da habilitação de leitos SUS e outras medidas urgentes frente à pandemia na região.

Senhoras e Senhores,

1. Em nome da Amazônia brasileira, nós, governadores da Amazônia Legal, dirigimo-nos a todos para agradecer a solidariedade com a nossa população, em face do difícil momento que atravessamos, notadamente com a sobrecarga dos sistemas hospitalares. Destacamos, em especial, o empenho de todos os Estados brasileiros e dos seus profissionais que estão recebendo e cuidando de pacientes oriundos da nossa região.

1. Enfatizamos que, neste momento, é vital a retomada da habilitação de leitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sob pena de se agudizar o problema do subfinanciamento em meses decisivos no enfrentamento à pandemia.

1. Do mesmo modo, temos a expectativa de que ocorra a retomada imediata do auxílio emergencial, pois a persistência da pandemia gera múltiplos efeitos econômicos e sociais, demandando medidas compensatórias para as famílias.

1. Certos de contarmos com a célere resposta do Governo Federal e com o apoio das autoridades brasileiras, agradecemos os esforços de todos.

FLÁVIO DINO

Governador do Estado do Maranhão