Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 06 de março de 2023 - 10:00h
Governo do Amapá oferece cursos de qualificação profissional na área de trânsito e transportes
Cursos iniciam nesta segunda-feira, 6, em quatro municípios, e certificados têm validade em todo território nacional.
Por: Vithória Barreto
Foto: Arquivo/GEA
Há cursos para condutor de transporte escolar

Neste mês de março, a população poderá contar com a oferta de cursos de capacitação na área de trânsito e transportes, promovidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP).

São aulas para Formação de Mototaxistas, de Transporte Coletivo de Passageiros, Condutor de Transporte Escolar e Instrutor Teórico-técnico de Trânsito, que ocorrerão nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão e Oiapoque.

Estão aptos a participar, cidadãos que têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B, C, D e E. A categoria A, de veículos motorizados com duas ou três rodas é exigida para os condutores que tem interesse em realizar o curso de mototáxi.

Já as categorias D e E, são exigidas para os cursos de Transporte Coletivo de Passageiros e Condutor de Transporte Escolar. Para o ingresso no curso de Instrutor Teórico-técnico de Trânsito, é exigido que o condutor seja portador da CNH na categoria B há no mínimo dois anos.

Para se inscrever, os condutores que residem em Santana, Mazagão e Oiapoque devem procurar a sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município, e apresentar documento de habilitação e comprovante de residência.

Os condutores residentes em Macapá devem procurar a sede da Escola Pública de Trânsito (EPT), que fica no prédio do Detran, localizado no bairro São Lázaro.

Oportunidades
Todos os cursos oferecidos pelo Detran são regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e os certificados têm validade em todo o território nacional. A qualificação é oferecida pela Escola Pública de Trânsito.

O curso de instrutor de trânsito qualifica o cidadão para dar aulas práticas e teóricas de direção veicular em Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Para quem deseja atuar como mototaxista, o curso é uma opção para capacitar o profissional para trabalhar com segurança no transporte individual de passageiros.

Para condutores que têm o objetivo de trabalhar com meios de transporte coletivos, os cursos de Transporte de Passageiros e Condutor de Transporte Escolar permitem o aperfeiçoamento e conhecimentos de segurança no transporte de pessoas.

Confira o cronograma:

Macapá
Curso e Atualização para Mototaxistas (30h)
Período: 13 a 17 de março

Curso de Instrutor Teórico-técnico de Trânsito (180h)
Período:13 de março a 27 de junho

Local: Escola Pública de Trânsito (EPT)

Santana
Curso e Atualização para Mototaxistas (30h)
Período: 6 a 10 de março
Local: Ciretran de Santana

Mazagão
Condutor de Transporte Escolar (50h)
Período: 20 a 24 de março
Local: Escola Estadual Dom Pedro

Oiapoque
Curso e Atualização para Mototaxistas (30h)
Período: 7 a 10 de março

Curso de Transporte Coletivo de Passageiros (50h)
Período: 7 a 10 de março

Local: Ciretran Oiapoque

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá