Logo Amapá
sábado, 18 de março de 2023 - 12:07h - 451
Amapaenses celebram Dia de São José neste sábado, 18
Vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior, participou da programação em honra ao padroeiro de Macapá.
Por: Worchiely Costa
Foto: Netto Lacerda
Devotos se emocionam em homenagem a São José

O sábado, 18, começou em Macapá com muitas homenagens de fiéis a São José, padroeiro da cidade. Este ano, por conta da missa do quarto domingo da quaresma, o Dia de São José é celebrado em 18 de março, um dia antes da data usual de celebração ao santo. Fiéis como o Francisco Ferreira se emocionaram com as homenagens ao padroeiro.

"Essa é uma data muito importante para nós, católicos, e principalmente para os devotos de São José. A nossa fé em Deus e em São José é todos os dias. Porém, nesta data, nós prestamos todas as homenagens que ele merece. Eu tenho muito o que agradecer e o momento é para demonstrar gratidão", afirmou o devoto.

O vice-governador, Antônio Teles Júnior, participou da missa em homenagem ao padroeiro, na Igreja de São José, no centro de Macapá.

"São José nos abençoa todos os dias e faz do nosso estado, uma terra de pessoas felizes e hospitaleiras. Que Deus nos proteja com a intercessão de São José para que o Amapá possa crescer e se desenvolver”, disse Teles Júnior.

A missa foi presidida pelo Bispo Dom Pedro José Conti. Na reflexão do evangelho, uma mensagem convidou todos a refletirem sobre a figura do homem que José foi, enquanto esposo de Maria, pai adotivo de Jesus Cristo e homem trabalhador.

“Nos dias de hoje, todo mundo quer ser rico, quer ser o centro das atenções. Ser santo é abrir mão de regalias, abrir mão da liberdade em nome do evangelho, se doar pelo próximo. É preciso se comprometer, se dedicar para viver a palavra de Deus”, destacou o bispo Dom Pedro José Conti.

Após a missa, o padroeiro foi saudado ao som de caixas de marabaixo e os fiéis saíram em procissão pelas ruas do Centro de Macapá, em um trajeto que seguiu até a Igreja Jesus de Nazaré, onde foi dada a bênção final.

Programação 2023

Após a procissão, houve venda de comidas típicas, bingo, rifa e apresentações artísticas. Às 17h, haverá carreata de retorno até a Catedral.

As festividades de São José iniciaram no dia 25 de fevereiro com peregrinações da imagem do padroeiro por instituições públicas e particulares, passeio ciclístico, entre outras ações. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá