Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 29 de julho de 2017 - 10:33h
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Governo se manifesta sobre o pedido de suspensão do concurso para a Polícia Militar
Por: Da Redação

Sobre a Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), com pedido de suspensão do concurso público da Polícia Militar do Amapá, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) não foi notificada, porém, esclarece que:

 

1) O edital foi construído de acordo com o que preconiza o Estatuto da Polícia Militar do Amapá e a Constituição Estadual;

 

2) A natureza da ocupação a qual o edital se destina, soldado militar combatente, requer ações ostensivas extremamente perigosas, o que impossibilita a adequação do cargo e representaria risco à segurança dos candidatos com deficiência visual, auditiva ou física. 

 

3) No Brasil, o único precedente que trata de vagas para pessoas com deficiência na área policial é do Supremo Tribunal Federal (STF) para os concursos da Polícia Federal (PF). Porém, a decisão não foi de suspensão, mas, para a adequação do edital para prever quais deficiências são compatíveis com os cargos da PF.

 

4) Com relação à cota racial, no Estado do Amapá, ainda não existe regulação que assegure a destinação de vagas por cota racial. Quanto à lei federal que trata do assunto, o STF decidiu que esta lei não pode ser utilizada pelos Estados.

 

Procuradoria Geral do Estado do Amapá

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá