segunda, 15 de maio de 2017 - 17:30h
Governador inspeciona obras e anuncia inauguração da Praça Cabralzinho para junho
Obra, no município de Amapá, está 90% concluída.
Foto: Marcelo Loureiro/SECOM
A conclusão dos serviços foram atrasadas em razão das fortes chuvas das semanas anteriores na região.

Acompanhado de uma equipe técnica de infraestrutura, o governador do Amapá, Waldez Góes, inspecionou o andamento de importantes obras para o município de Amapá. A inspeção ocorreu nesta segunda-feira, 15 – feriado do Dia de Cabralzinho na localidade. Durante a visita, o chefe do Executivo também participou das festividades em alusão à data comemorativa.

O primeiro local receber a visita técnica foi a Praça Cabralzinho. O nome do logradouro é uma homenagem ao maior herói da cidade, Francisco Xavier Veiga Cabral, capitão do Exército Brasileiro pós-monarquia, que no final do século 19 liderou os amapaenses contra a invasão francesa em busca de minério no Amapá. O prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, acompanhou a agenda.

Com 90% das obras concluídas, a Praça Cabralzinho está localizada na orla do município. A reforma está orçada em R$ 3,3 milhões. O empreendimento iniciou e parou em 2014. Havia previsão para que ela fosse entregue no fim deste mês. O governo ainda tentou antecipar a conclusão dos serviços para esta segunda-feira, 15, no entanto, as fortes chuvas das semanas anteriores na região dificultaram os trabalhos.

“Eu gostaria de estar inaugurando esta obra hoje, que é um dia histórico para o município. Não foi possível concluir os trabalhos há tempo. Mas falta muito pouco e daqui a 30 dias, 35 no máximo, estaremos de volta para entregar a população amaparina este presente”, assegurou o governador.

Ele e a equipe também visitaram a construção do muro de arrimo da orla. A previsão é que até o fim do ano a obra seja concluída. Para isto, os trabalhos terão que ser intensificados no segundo semestre, período da estiagem.

Escolas

Duas escolas estaduais foram visitadas pela comitiva do governo. Na Escola Estadual Vidal de Negreiros a comunidade escolar cobra reparos. Góes assumiu o compromisso de enviar uma equipe da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para realizar estudos que vão apontar se o prédio precisa de apenas reparos ou uma revitalização mais ampla.

Em seguida, o governador, o prefeito e os técnicos inspecionaram a reforma da escola estadual Maria do Céu Gonçalves Dias. Orçada em R$ 1,7 milhão, a obra refez todas as instalações hidráulica e elétrica, revitalização de salas de aula e outros setores, além de adaptar o prédio em acessibilidade.

Pontes

O governador também foi olhar de perto o estado da ponte do Rio Meruoca, importante para os pecuaristas e agricultores da região para o escoamento da produção e acesso de moradores de pequenas localidades.

O secretário de Estado de Transportes, Jorge Amanajás, que estava na comitiva governamental, disse que ainda esta semana, técnicos do governo irão ao local para iniciar o projeto de recuperação da ponte. Ele também ressaltou que a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) já havia feito reparos recentemente, quando a ponte estava interditada.

O governador também esteve na ponte das Queimadas, que foi totalmente refeita pela Setrap.