Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 14 de agosto de 2017 - 13:35h
“É uma grande oportunidade para o futuro dos jovens”, diz aluno do Mediotec
Programa oferece mais de 2 mil vagas em cursos técnicos profissionalizantes gratuitamente a alunos da rede pública. Aula inaugural aconteceu nesta segunda
Por:
Foto: Erich Macias/SEED
A aula inaugural contou com uma programação especial com palestra motivacional, apresentação cultural e entrega simbólica do uniforme e kit de material do aluno.

O estudante Leonardo Alves, de 18 anos, da Escola Estadual Professora Esther da Silva Virgolino, planeja uma carreira profissional de sucesso. Para isso, seu primeiro passo será realizar um curso técnico profissionalizante em segurança do trabalho, oferecido pelo Programa MedioTec - promovido pelo Governo do Amapá em parceria com o Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológico do Amapá (Ifap) e Centro de Educação Apoena. Leonardo foi um dos 700 alunos que participaram da aula inaugural do projeto, realizada nesta segunda-feira, 14, no Teatro das Bacabeiras. Para ele, a oportunidade é uma grande chance de investir em seus sonhos.

“É a primeira vez que vou poder fazer um curso, pois minha família não tem condições de pagar em escola particular. O Mediotec é uma grande oportunidade para o futuro dos jovens, e eu vou aproveitar essa chance de investir no meu futuro”, disse entusiasmado.

A aula inaugural contou com uma programação especial com palestra motivacional, apresentação cultural e entrega simbólica do uniforme e kit de material do aluno. Os jovens também vão receber bolsa para custear as despesas com alimentação e transporte. A secretária de Estado de Educação, Goreth Sousa, enfatizou a importância dos cursos técnicos no mercado de trabalho. “Fazer um curso profissionalizante é ter a independência que todo jovem precisa e quer ter”, reforçou.

Também participaram da cerimônia representantes da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Agência do Desenvolvimento Econômico do Amapá.

Neste ano, o Mediotec no Amapá ofertou 2.335 vagas em diversas áreas dedicadas a estudantes da rede pública com idade entre 15 e 19 anos, preferencialmente, que estejam cursando segundo ano do Ensino Médio. Mais de 5 mil pessoas foram em busca de uma vaga.

Os cursos vão atender estudantes de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Vitória do Jari, Tartarugalzinho e Oiapoque. Os principais cursos técnicos ofertados são: enfermagem, pesca, segurança do trabalho, informática, recursos humanos, agroecologia, artesanato, eletroeletrônica e saúde bucal. A previsão é de que os cursos do MedioTec tenham duração de um a dois anos e meio e sejam iniciados na próxima quarta-feira, 16.

Docentes

Para docentes foram feitas 3.820 inscrições, onde as 200 vagas de imediato foram preenchidas e formado um cadastro reserva para eventuais necessidades. Os professores estão efetuando a assinatura de seus contratos e recebendo suas cartas de apresentação para comparecem às escolas e centros ondem irão desenvolver suas atividades.

A professora Maria Adriana dos Santos, 30 anos, foi uma das selecionadas no processo seletivo. Ela dará aula de “Noções de Anatomia e Fiosiologia” e está satisfeita com a proposta do programa. “Além de oportunizar o aluno de baixa renda, o Mediotec valoriza o profissional da educação”, afirmou.

Equipe técnica

O resultado do processo seletivo da equipe técnica e apoio do Mediotec seguirá um novo cronograma que será divulgado nesta semana, no site www.processoseletivo.ap.gov.br. O resultado preliminar está previsto para esta segunda-feira, 14, e o restante do cronograma no decorrer da semana. A contratação da equipe técnica não atrapalha o andamento dos cursos, devido as instituições ainda estarem com a equipe técnica do Pronatec.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá