domingo, 13 de agosto de 2017 - 20:53h
Governo amplia sistema de abastecimento de água em Itaubal
Entrega da obra ocorreu neste sábado, 12, durante ação do Governo do Estado no município
Foto: Maksuel Martins
A obra melhorou a captação do sistema, que é formado por três poços, através do aumento da rede de adutoras em mais 128 metros, permitindo uma maior vazão da água.

Os moradores do município de Itaubal foram contemplados com a obra de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água da cidade. O empreendimento foi entregue neste sábado, 12, pelo governador Waldez Góes e garantirá um serviço de mais qualidade na distribuição do produto às residências.

Foi construído também um novo reservatório elevado com capacidade para armazenar 50 mil litros de água tratada. A estrutura substituiu a antiga, que tinha capacidade de armazenar apenas 10 mil litros.

O governador, que também realizou entregas na área da agricultura familiar e anunciou investimentos em mobilidade urbana, frisou que o trabalho técnico da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) foi essencial para a entrega da obra.

"Investir em saneamento básico, na agricultura familiar e na oferta de crédito para os nossos produtores é parte de nosso compromisso para melhorar a qualidade das pessoas e das cidades", disse o gestor.

A moradora Graça Oliveira disse que a entrega da obra é importante para a estruturação do município. "A gente já sente que a água tá vindo melhor em casa", destacou.

O diretor-técnico da Caesa, João Paulo Monteiro, informou que além desta obra, a companhia ainda fará a expansão da rede em áreas não assistidas pela empresa, como o bairro Nova Esperança. A área de cobertura com água tratada na cidade é de 50%.

"Essa expansão prevê também a ligação de dois poços feitos pela prefeitura ao sistema da companhia para que possamos levar água para 90% do município. Isso se dará através de uma parceria com a própria prefeitura e com o suporte técnico da Companhia de Eletricidade do Amapá”, disse.

O investimento da obra é de R$ 455 mil, com recurso oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC -1), através do convênio firmado entre governo do Estado, Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Deste valor, R$ 105 mil são de contrapartida do tesouro estadual.