Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 13 de junho de 2017 - 19:28h
Governo incorpora gratificação para servidores do Grupo Gestão
A medida cumpre o compromisso assumido durante as negociações diretas com governador Waldez na Agenda do Servidor
Por:
Foto: Wenndel Paixão
A conquista homologada nesta terça-feira é resultado dos níveis de diálogo e a mesa permanente de negociações com as categorias do funcionalismo público.

O governo efetivou uma importante conquista para os trabalhadores do Grupo de Gestão Governamental que foi acordada durante as negociações diretas com governador Waldez Góes na rodada da Agenda do Servidor, ocorrida em maio.

A incorporação da Gratificação de Desempenho de Atividade (GDA) foi oficializada na tarde desta terça-feira, 13, durante cerimônia no Palácio do Setentrião, quando o chefe do Executivo assinou a proposta elaborada pelo governo e aprovada este mês pelo Legislativo estadual.

A assinatura validou mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS – Lei 1296/2009) da categoria. O efeito prático é a incorporação da GDA aos vencimentos dos servidores que exercem as funções de assistente e auxiliar administrativos (incluindo os de apoio à gestão), técnico em informática, motorista, operador de máquinas pesadas e operador de engenharia. A mudança não se aplica aos contratos e cargos temporários. Ela é apenas para o quadro efetivo.

A decisão beneficia também os servidores que irão transpor para o quadro da União, que não terão perdas. O Estado também ganha muito pois terá uma economia em torno de R$12 milhões anuais, podendo investir esse recurso em outros setores.

“A prioridade do diálogo, a atenção e respeito do servidor nesta gestão nos motiva, e hoje o governador está promovendo uma grande justiça junto a nossa categoria”, afirmou o presidente da Associação dos Servidores de Nível Superior da Gestão, Paulo Matias.

“É uma conquista muito grande. Lutamos por isso tanto tempo e a boa vontade política do governador nos garantiu esse direito”, comemorou o presidente do Sindicato do Grupo Administrativo, Mauro Oliveira.

Diálogo

Waldez Góes lembrou que o governo fechou a última rodada de negociações da Agenda do Servidor com importantes avanços para as mais de 30 categorias que compõem o funcionalismo público estadual. Entre os acordos, ele destacou as incorporações de gratificações, pagamento de passivos retroativos referente a vários benefícios entre gratificações e progressões, revisões de leis, avanços nas negociações de PCCS’s e adicionais de insalubridade e periculosidade e estudos para promoções, entre outras conquistas.

Na avaliação do governador, a conquista homologada nesta terça-feira é resultado dos níveis de diálogo e a mesa permanente de negociações com as categorias do funcionalismo público. Ele também ressaltou os esforços do governo diante da crise financeira para honrar direitos trabalhistas.

“Mesmo com o quadro econômico ainda desfavorável, nós decidimos priorizar a política de valorização do servidor público. Nos próximos dias eu devo estar oficializando outros acordos e atendimento de reivindicações da mesa da Agenda do Servidor, que continua, pois o diálogo com as categorias é permanente”, avaliou Góes.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá