sexta, 11 de agosto de 2017 - 10:40h
Comunicação Pública: Plataforma integrada dará maior visibilidade à Amazônia
Ferramenta será implantada em até 60 dias e é resultado das tratativas da Câmara de Comunicação Pública, durante o 15º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
Foto: André Rodrigues/SECOM
A plataforma foi um dos temas tratados pelos gestores, que formam a Câmara de Comunicação Pública - organização criada no Amapá durante o 13º Fórum de Governadores da Amzaônia Legal.

Uma plataforma alimentada pelas nove Secretarias de Comunicação dos Estados da Amazônia Legal servirá em breve como fonte de vasta informação sobre a região amazônica e as políticas públicas ambientais nela desenvolvidas. A ferramenta foi idealizada por secretários de Comunicação dos Estados do Amapá, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins, no primeiro dia do 15º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, nesta quinta-feira, 10, em Cuiabá-MT.

A intenção é que em 60 dias o portal eletrônico já esteja implementado. Esse foi um dos temas tratados pelos gestores, que formam a Câmara de Comunicação Pública - organização criada no Amapá, durante o 13º Fórum de Governadores da Amzaônia Legal. O objetivo é discutir a comunicação de forma ampla como instrumento de desenvolvimento e integração da Amazônia.

Segundo o secretário de Estado de Comunicação do Amapá, Gilberto Ubaiara, a plataforma será mantida pelos Estados e servirá como ferramenta de pesquisa para universitários, imprensa local, nacional e até internacional.

“Os Estados da Amazônia Legal têm muitas políticas públicas na área ambiental e o objetivo é agregar informações sobre todas elas de forma unificada. O Amapá, por exemplo, neste eixo, desenvolve atualmente o mapa cartográfico de sua área em parceria com o Exército Brasileiro. Esta é uma iniciativa inédita, que precisa ser compartilhada com os demais Estados e com os demais públicos”, destacou, complementando que esta ferramenta representa a ideologia do Fórum, que é de integrar, valorizar e desenvolver a Amazônia nos seus mais diversos aspectos, inclusive no âmbito da comunicação.

Os secretários de Comunicação planejaram junto com gestores de Meio Ambiente a realização do Amazon Day – evento que será liderado pelos Estados da Amazônia Legal e que ocorrerá em 14 de novembro, na Alemanha, onde serão apresentadas as ações e resultados de políticas de equilíbrio climático e economia de baixo carbono na região amazônica. A Comunicação vai auxiliar no planejamento, divulgação e identidade visual do evento.

Qualificação

Ficou determinado, ainda, que os Estados da Amazônia Legal farão uma cooperação com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), do governo federal, para oportunizar mais qualificação aos profissionais que atuam nas secretarias do bloco amazônico.

“A EBC realiza um grande trabalho, principalmente nas áreas de TV e rádio. A qualificação dos profissionais é um desejo em comum das Secretarias de Comunicação, que em breve será concretizado, uma vez que já traçamos um cronograma de tratativas com os representantes da empresa”, destacou Ubaiara.