quarta, 09 de agosto de 2017 - 14:51h
Governo institui Fórum Permanente de Prevenção e Combate às Drogas no Amapá
Instrumento possibilitará a cooperação entre poderes, entidades e sociedade civil para o enfrentamento às drogas.
Foto: Marcelo Loureiro
Solenidade de implantação do fórum contou com a presença de estudantes e representantes de vários segmentos da sociedade

Nesta quarta-feira, 9, o governador do Amapá, Waldez Góes, assinou o decreto que oficializa a implantação do Fórum Permanente de Prevenção e Combate às Drogas. O instrumento possibilita a integração entre diversos órgãos do Estado, Poderes Judiciário e Legislativo, municípios, entidades e sociedade civil, no enfrentamento à problemática social.

Por meio do fórum, serão coordenadas ações de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários. Ainda, traçadas metas para combate ao tráfico de drogas.

Em seu discurso, o chefe do Executivo mencionou que os dados de consumo de drogas no país são crescentes. No Amapá, pontuou, o cenário não é diferente. “Se cresce o consumo de substâncias ilícitas, crescem os índices de violência. No nosso Estado, são muitas as iniciativas de entidades que trabalham para mudar este cenário, por isso a importância da criação deste fórum, para unirmos forças e potencializarmos ações que visem a mudança desta realidade”, explicou, complementando que as escolas serão portas de entrada da atuação com políticas transversais, como o Amapá Jovem, que será reativado, ainda neste segundo semestre, em todo o Estado.

Renan Santos, representante da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), pontuou que “as escolas são cada vez mais alvo de traficantes de drogas, pois para eles é vantajoso utilizar crianças e adolescentes na comercialização, por exemplo. Essa união entre as instituições e poderes possibilitará uma intervenção eficaz na prevenção e combate a esta prática”.

Maria Penha, 16 anos, estudante do Colégio Amapaense, prestigiou o evento e falou sobre a importância dessa iniciativa. “A informação é o melhor meio de evitar que mais pessoas entrem no mundo das drogas. Seremos ouvidos e receberemos orientações sobre o assunto, e isso é de extrema importância para evitar que mais jovens se percam neste caminho”, considerou.

Paulo Melo é representante da Rede Resgate, entidade vinculada à uma igreja evangélica de Macapá, que percorre as ruas da capital, uma vez por semana, distribuindo alimento e evangelizando pessoas usuárias de drogas. Para ele, esse mecanismo de cooperação é imprescindível. “É um trabalho de formiguinha. O Amapá necessita desta força-tarefa agora consolidada, para que, interligados, possamos oferecer os subsídios necessários aos que já são usuários e evitar que mais pessoas se tornem”, enfatizou.

Na solenidade, estiveram presentes estudantes de diversas escolas estaduais, professores, representantes da equipe de governo, de associações e sindicatos, e dos Poderes Judiciário e Legislativo, além do presidente da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap) e prefeito de Santana, Ofirney Sadala.