terça, 01 de agosto de 2017 - 13:01h
Empreendedores e artesãos faturam quase R$ 100 mil em vendas na Festa de São Tiago
Números são da Feira de Artesanato e Manualidades e da Praça e Alimentação, montada e organizada pelo governo do Estado em Mazagão Velho
Por: João Clésio
Foto: ASCOM/Sete
Equipe da Secretaria do Trabalho foi responsável pela aplicação da pesquisa de faturamento e satisfação na Festa de São Tiago

Uma pesquisa de faturamento e ocupação temporária aplicada por técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em Mazagão Velho, durante a programação dos 240 anos Festa de São Tiago, apontou um volume de vendas de R$ 97.004 mil dos empreendedores e artesãos. A coleta de dados foi realizada no período de 16 a 26 de julho.

Os números são referentes à Feira de Artesanato e Manualidades e à Praça de Alimentação. Os espaços foram organizados pelo governo do Estado, sob a responsabilidade da Sete, e abrigaram 50 empreendedores, gerando 76 trabalhos temporários.

Os dias de maior faturamento foram 23 de julho, com R$ 14.370 em vendas, e 25 de julho, com R$ 36.840. No total, a área de alimentação vendeu R$ 64.815 mil em comidas típicas, sanduíches, bolos, sucos, bebidas, salgados, churrasco, pizza etc. Já o artesanato e manualidades renderam R$ 32.189 mil com a venda de peças em madeira, argila, cerâmica, sementes, bonecas de pano, bijuterias, roupas e acessórios.

“Os três segmentos ficaram muitos satisfeitos com o resultado das vendas. O público compareceu à festividade e os empreendedores aproveitaram o fluxo de pessoas para faturar. Isto só foi possível devido ao esforço conjunto do governo do Estado e os parceiros”, disse a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Luciana Araújo.

A pesquisa avaliou o perfil dos empreendedores participantes da Festa de São Tiago. A maioria tinha em média de 27 a 59 anos. As mulheres estavam em maior número. Quanto ao grau de escolaridade, dos 50 entrevistados, 28 disseram ter o ensino médio. A maior parte dos empreendedores era de Mazagão Velho. Mais de 50% disseram que participaram pela primeira vez do evento.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo também avaliou o grau de satisfação. Quando perguntado sobre o espaço disponibilizado pelo Governo do Amapá, a maioria considerou bom. A mesma avaliação foi dada para a organização da festividade (parceria governo, prefeitura e Associação Cultural de São Tiago). O volume de vendas foi considerado dentro da expectativa,

240ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizado desde 1777, na Vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros. A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.