segunda, 07 de agosto de 2017 - 14:24h
Governador empossa superintendente de Vigilância em Saúde
Dorinaldo Malafaia terá a função gerenciar a prestação de serviços de vigilância em saúde no Amapá
Foto: Marcelo Loureiro
Dorinaldo Barbosa Malafaia é enfermeiro mestrando em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas. Já foi secretário de Saúde do município de Macapá e presidente do Sindicato de Saúde do Estado.

O governador do Amapá, Waldez Góes, empossou nesta segunda-feira, 7, no Palácio do Setentrião, o enfermeiro Dorinaldo Malafaia para a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), formada a partir da fusão da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) e do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen).

A SVS terá que exercer a vigilância à saúde da população através do planejamento, monitoramento, avaliação e cooperação técnica, garantindo uma melhor prestação de serviços como a promoção de ações de vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, saúde do trabalhador, controle de endemias e vigilância laboratorial.

Durante a solenidade, o empossado fez o juramento assumindo as responsabilidades de suas funções e falou que a criação da SVS, sancionada pelo governador Waldez Góes, em 14 de junho deste ano, é uma necessidade antiga na área da saúde. “Tínhamos uma dificuldade em exercer a plenitude das ações, como projetos e recursos que não conseguíamos alcançar por falta de autonomia. Agora a dinâmica será maior e as demandas transcorrerão mais rapidamente, fortalecendo a saúde pública”, afirmou Malafaia.

O governador Waldez lembrou que a reformulação da estrutura administrativa da saúde foi necessária, pois estava defasada e incompatível com a estrutura da União. “Tínhamos um grande número de políticas públicas com recursos disponíveis, mas não eram acessados. Com essa reformulação iremos descentralizar e desburocratizar tarefas, permitindo uma melhor aproximação com as vigilâncias de saúde dos municípios, dando uma capacidade de resultados positivos mais rápidos, modernos e com maior eficiência”, ressaltou Góes.

Ele ainda fez menção ao trabalho realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), pela CVS e pelo Lacen ao longo desses anos através do empenho dos profissionais que se dedicam diariamente para que se cheguem a resultados como a diminuição dos casos de dengue, malária e chikungunya. “Os profissionais são os responsáveis diretos desse resultado positivo, que possuem um papel importantíssimo no que tange a orientação, visitas nas residências, mobilização para eliminação dos focos do mosquito transmissor”, lembrou o chefe do Executivo.

SVS

A SVS irá funcionar na zona norte de Macapá, no prédio do Lacen, localizado na Rua Tancredo Neves, nº 1118, no bairro São Lázaro.  A nova estrutura é composta por três elementos de execução - vigilância em saúde, laboratorial e administrativa - que agregam núcleos responsáveis pelo planejamento e atividades de fiscalização, além de ações educacionais e análise de doenças transmissíveis, endemias, imunobiológicos, inspeção de produtos e serviços de regulação sanitária, controle de risco ambiental, zoonoses, entre outras.

O novo superintendente estará à frente no acompanhamento de todo o processo de fusão dos dois órgãos, que tem até 180 dias para ser consolidado e que prevê a transferência dos bens patrimoniais, de móveis e imóveis, bem como as dotações orçamentárias consignadas no orçamento do Lacen para a SVS.

Currículo

Dorinaldo Barbosa Malafaia é graduado em licenciatura e bacharelado em Enfermagem (2010) e mestrando em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (Unifap 2017). Com vasta experiência profissional, Malafaia foi secretário de Saúde do município de Macapá (2013/2014) e presidente do Sindicato de Saúde do Estado do Amapá (Sindsaude).