sexta, 28 de abril de 2017 - 21:35h
Policiamento escolar é reconhecido com homenagem na Câmara de Vereadores de Macapá
Militares e guardas municipais receberam comendas pela atuação na segurança das escolas públicas.
Foto: Maksuel Martins

A segurança nas escolas públicas, desempenhada pela Polícia Militar do Amapá (PM/AP) e Guarda Civil Municipal, foi reconhecida pela Câmara de Vereadores de Macapá. O reconhecimento aconteceu nesta sexta-feira, 28, durante audiência pública na Casa de Leis com o tema 'O papel do policiamento escolar na segurança pública'. Na ocasião, o parlamento municipal entregou 58 comendas a policiais militares e guardas municipais pelo trabalho desenvolvido.

“Todos os dias estamos combatendo o tráfico de drogas, furtos e roubos nas escolas. Então, é gratificante ser reconhecido por um órgão como a Câmara de Vereadores”, congratulou-se o tenente Marcelo Moraes, comandante do Policiamento Escolar do 6º Batalhão da Polícia Militar.

O comandante-geral da PM, coronel Rodolfo Pereira, frisou que a ideia não é apreender armas, drogas e munições com os estudantes e, sim, eliminar a sensação de insegurança no ambiente escolar. “Se cada a arma que apreendermos, representar uma vida salva, já teremos cumprido o nosso papel de salvaguardar o cidadão”, discursou.

Também presente no evento, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, destacou que trata-se de um trabalho de conscientização das famílias, dos alunos e do corpo técnico das escolas para garantir um ambiente saudável nos estabelecimentos de ensino. "Atuamos na parte repressiva, sim, uma vez que, de certa forma, as escolas estavam sitiadas. Mas, é imprescindível, que fomentemos a política preventiva. Ou seja, que por meio de palestras, mediações e essa proximidade entre polícia e comunidade, os resultados possam aparecer. Quando existe essa integração, certamente quem ganha é a sociedade", afirmou o secretário.

O autor da proposição da audiência pública foi o presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho, que justificou a iniciativa para ampliar o policiamento preventivo dentro e no entorno das escolas. “Estamos procurando aproximar o Poder Legislativo dessa atividade, para fortalecer a integração entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar e valorizar esse trabalho tão importante para a sociedade”, ressaltou o parlamentar, acrescentando que a ideia é levar a discussão, se for o caso, para o Poder Legislativo Estadual e o Governo do Amapá, a fim de que o policiamento escolar alcance outros municípios.

Além de policiais militares e guardas civis de Macapá, o evento contou com a presença de alunos da Escola Militar Antônio Messias, modalidade de ensino implantada pela primeira vez no Amapá. Eles compareceram às galerias do plenário do parlamento municipal com uniforme padrão e disciplinados na saudação a cada autoridade presente na audiência pública.

Também foi convidado para o evento o presidente da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), Rehnan santos, que enalteceu o trabalho da Polícia Militar e Guarda Municipal com o policiamento preventivo e ostensivo nas escolas.

Policiamento Escolar

O Policiamento Escolar é uma vertente do policiamento comunitário fazendo um trabalho de prevenção nas escolas com palestras e mediação de conflitos. O trabalho é essencialmente preventivo e, excepcionalmente, repressivo. Cada batalhão de polícia possui uma equipe que atua com esta modalidade de segurança nas escolas.