Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 28 de abril de 2017 - 21:35h
Policiamento escolar é reconhecido com homenagem na Câmara de Vereadores de Macapá
Militares e guardas municipais receberam comendas pela atuação na segurança das escolas públicas.
Por:
Foto: Maksuel Martins
O reconhecimento aconteceu nesta sexta-feira, 28, durante audiência pública na Casa de Leis

A segurança nas escolas públicas, desempenhada pela Polícia Militar do Amapá (PM/AP) e Guarda Civil Municipal, foi reconhecida pela Câmara de Vereadores de Macapá. O reconhecimento aconteceu nesta sexta-feira, 28, durante audiência pública na Casa de Leis com o tema 'O papel do policiamento escolar na segurança pública'. Na ocasião, o parlamento municipal entregou 58 comendas a policiais militares e guardas municipais pelo trabalho desenvolvido.

“Todos os dias estamos combatendo o tráfico de drogas, furtos e roubos nas escolas. Então, é gratificante ser reconhecido por um órgão como a Câmara de Vereadores”, congratulou-se o tenente Marcelo Moraes, comandante do Policiamento Escolar do 6º Batalhão da Polícia Militar.

O comandante-geral da PM, coronel Rodolfo Pereira, frisou que a ideia não é apreender armas, drogas e munições com os estudantes e, sim, eliminar a sensação de insegurança no ambiente escolar. “Se cada a arma que apreendermos, representar uma vida salva, já teremos cumprido o nosso papel de salvaguardar o cidadão”, discursou.

Também presente no evento, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, destacou que trata-se de um trabalho de conscientização das famílias, dos alunos e do corpo técnico das escolas para garantir um ambiente saudável nos estabelecimentos de ensino. "Atuamos na parte repressiva, sim, uma vez que, de certa forma, as escolas estavam sitiadas. Mas, é imprescindível, que fomentemos a política preventiva. Ou seja, que por meio de palestras, mediações e essa proximidade entre polícia e comunidade, os resultados possam aparecer. Quando existe essa integração, certamente quem ganha é a sociedade", afirmou o secretário.

O autor da proposição da audiência pública foi o presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho, que justificou a iniciativa para ampliar o policiamento preventivo dentro e no entorno das escolas. “Estamos procurando aproximar o Poder Legislativo dessa atividade, para fortalecer a integração entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar e valorizar esse trabalho tão importante para a sociedade”, ressaltou o parlamentar, acrescentando que a ideia é levar a discussão, se for o caso, para o Poder Legislativo Estadual e o Governo do Amapá, a fim de que o policiamento escolar alcance outros municípios.

Além de policiais militares e guardas civis de Macapá, o evento contou com a presença de alunos da Escola Militar Antônio Messias, modalidade de ensino implantada pela primeira vez no Amapá. Eles compareceram às galerias do plenário do parlamento municipal com uniforme padrão e disciplinados na saudação a cada autoridade presente na audiência pública.

Também foi convidado para o evento o presidente da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), Rehnan santos, que enalteceu o trabalho da Polícia Militar e Guarda Municipal com o policiamento preventivo e ostensivo nas escolas.

Policiamento Escolar

O Policiamento Escolar é uma vertente do policiamento comunitário fazendo um trabalho de prevenção nas escolas com palestras e mediação de conflitos. O trabalho é essencialmente preventivo e, excepcionalmente, repressivo. Cada batalhão de polícia possui uma equipe que atua com esta modalidade de segurança nas escolas.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá