Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 26 de maio de 2017 - 18:38h
Encontro debate fortalecimento do papel da mulher na sociedade
Evento contou com a participação de representante da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab).
Por:
Foto: André Rodrigues
Encontro também abordou sobre as políticas voltadas aos povos indígenas

Aproximadamente 200 indígenas residem atualmente em Macapá. A professora Dilzete Orlando, da etnia Palikur, faz parte deste grupo e conta que veio para a capital em 2006 para estudar. Ela comentou que ainda não havia ouvido falar na União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab), entidade criada em 2009 no Maranhão, com objetivo de representar as mulheres indígenas dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

A apresentação da entidade às indígenas de Macapá aconteceu durante reunião organizada pela Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Amapá (Sepi). A titular da pasta, Eclemilda Maciel, destacou o encontro como importante para que as mulheres indígenas tenham conhecimento sobre o trabalho realizado pela entidade, e busquem participar mais das atividades organizadas para os povos indígenas.

Maria Assunta Ferreira é do povo Tucano, do alto Rio Negro, no Amazonas. Ela explica que a Umiab busca fortalecer as discussões que envolvam as mulheres indígenas na Amazônia. “Buscamos despertar o interesse dessas mulheres dentro das temáticas de discussões. Elas são importantes dentro da construção desse diálogo coletivo, e precisamos da participação delas”, reforçou.

Ela considerou importante a atenção dada pelo Governo do Estado aos povos indígenas, através da Sepi. “Para nós é um ganho muito grande termos uma mulher indígena nos representando à frente de uma secretaria de governo”, destacou.

Umiab

A União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira é constituída por um conselho deliberativo representado por oito conselheiras de cada estado. Ariana dos Santos é caripuna, e desde o fim do ano passado, representa o Amapá no conselho. “Nosso papel também se destaca na fiscalização das ações desenvolvidas pela entidade”, destaca.

Encontro da Apoianp

Na próxima segunda-feira, 29, indígenas do Amapá e Pará se reúnem durante três dias para discutirem as ações desenvolvidas pela Articulação dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará (Apoianp). Durante o encontro, será realizada a assembleia geral para a eleição da diretoria da instituição.

A Apoianp tem como objetivo articular ações visando a criação de políticas públicas voltadas para os indígenas do Amapá e norte do Pará. O encontro encerra no dia 31, com uma caminhada que sairá do Centro Diocesano Jesus de Nazaré em direção ao Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense, onde os indígenas serão recebidos pelo governador Waldez Góes.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá