Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 24 de março de 2017 - 12:43h
Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado com blitz de orientação
Distribuição de material informativo busca incentivar o diagnóstico precoce da doença.
Por:
Foto: Diego Farias
Profissionais de saúde distribuíram material educativo para alertar sobre os cuidados com a doença

Pela passagem do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria de Estado Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) e do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), realizou uma blitz com distribuição de material informativo e orientações à população sobre as medidas de prevenção e controle da doença.

Para a coordenadora do programa, Rosângela Gurjão, o objetivo é incentivar para que se tenha o diagnóstico precoce da doença. "A tuberculose, apensar de ser uma doença que tem cura, pode matar. Então, é necessário que a pessoa dê a devida atenção e procure um médico. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhor será o tratamento", explicou.

O principal ponto que a pessoa deve ficar atenta é com a tosse por mais de três semanas, um dos sintomas da tuberculose. Os últimos registros de morte, ocasionados pela doença, foram em 2015, quando foram confirmados 5 óbitos.

De acordo com dados do Programa Estadual de Tuberculose, no ano passado foram registrados 223 novos casos da doença e, em 2015, 181 casos. O tratamento é longo, com duração mínima de seis meses, e é muito importante que não seja interrompido.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá