Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 20 de outubro de 2016 - 20:31h
Seed participa de reunião com a comunidade escolar da Escola Gonçalves Dias
Encontro contou com a participação da Polícia Civil, Ministério Público e Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas
Por:
Foto: Erich Macias
Reunião discutiu, entre outros assuntos, a suspensão do cumprimento de penas alternativas na escola Gonçalves Dias

A secretária adjunta de Apoio à Gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Keuli Baia, participou na tarde desta quinta-feira, 20, de uma reunião com a comunidade escolar da Escola Estadual Gonçalves Dias, localizada no bairro Buritizal, Zona Sul de Macapá, para discutir o caso de uma aluna de 9 anos que teria sido abusada sexualmente por um condenado que cumpria pena alternativa naquela unidade escolar.

O encontro contou ainda com a participação do delegado titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), da Polícia Civil, Daniel Mascarenhas, da promotora de Justiça Fábia Sousa, da Promotoria de Execuções Penais, e de psicólogos e pedagogos da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma). 

Durante a reunião, o Conselho Escolar do colégio apresentou um abaixo-assinado pedindo a suspensão do recebimento de condenados a cumprir pena alternativa no local. O documento será encaminhado ao Ministério Público do Estado.

A secretária Keuli Baia destacou algumas medidas importantes tomadas pela Seed, entre elas, a publicação dos editais para contratação de vigilância presencial e monitorada, feito esta semana. Outra medida foi o remanejamento de 178 agentes de portaria do quadro federal. A secretária ressaltou ainda rever o termo de cooperação com a Vepma.

“Estamos esperando o inquérito ser concluído para poder reunir com a Vepma e juntos revermos o termo de cooperação que a Seed tem com a Vara”, pontuou.

Foi informado durante o encontro que os encaminhamentos de condenados a cumprir pena alternativa em escolas estão suspensos. O delegado Daniel Mascarenhas, que investiga o caso, não passou detalhes do inquérito, mas confirmou que o caso será solucionado em breve. “Não podemos passar detalhes por se tratar de uma investigação policial delicada”, disse.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá