Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 18 de setembro de 2017 - 13:01h
Qualificação impulsiona empreendedores integrantes do Centro de Incubação de Empresas
As oito empresas participantes foram selecionadas no edital do centro de incubação do Governo do Amapá
Por:
Foto: Fabíola Gomes/Secom
Durante três dias, as oito empresas participantes realizam trabalhos em grupo, definem metas e ao final do curso, deverão construir um plano de ação para ser colocado em prática.

Iniciou-se nesta segunda-feira, 18, o Curso de Planejamento Estratégico para os integrantes das empresas que foram selecionados no edital do Centro de Incubação de Empresas do Amapá (CIE) – instituição vinculado ao Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa). O objetivo é impulsionar os negócios para a geração de emprego e renda, através do apoio científico, operacional e tecnológico dado pelo Governo do Amapá.

Durante três dias, as oito empresas participantes realizam trabalhos em grupo, definem metas e ao final do curso, deverão construir um plano de ação para ser colocado em prática.  As aulas estão acontecendo no prédio do CIE, na Rodovia JK, zona sul de Macapá.  

Para a empreendedora do ramo alimentício, Aline Lobo, o momento é propício para a busca de novos conhecimentos. “Tenho uma empresa que trabalha com granola e farofas artesanais, já passamos pela primeira fase e esperamos aproveitar todas as dicas dadas durante o curso e colocar tudo em prática no nosso dia a dia”, frisou Lobo.

O consultor e analista de ciência e tecnologia do Iepa, Antônio Lima, que ministra as aulas, explica que durante as aulas será dado todo o suporte de informação, monitoramento e assessoramento as empresas. “Daremos o apoio necessário para incentivar os empreendedores no desenvolvimento de seus negócios, passando pelo processo de produção, elaboração e conclusão de um novo produto no mercado amapaense”, afirmou Lima.

A coordenadora do Centro de Incubação de Empresas, Cleidione Oliveria, lembra que o suporte técnico e operacional dado pelo governo do Estado gera muitos benefícios desde o avanço da empresa, até a geração de renda e emprego. Ela destaca, ainda, que o Programa de Incubação de Empresas do Amapá já diplomou a empresa InovaDados. “Eles tinham apenas uma sala e dois funcionários. Atualmente, são 16 colaboradores que desenvolvem atividades em instalações próprias no centro de Macapá. Mostrando um grande crescimento”, disse a coordenadora.

Após a finalização do curso no dia 20 deste mês, os participantes terão 15 dias para entregarem no CIE a conclusão dos planos de ação.

Processo de seleção

O edital do certame foi lançado no mês de maio deste ano pelo Governo do Amapá, com o foco principal nas empresas que se disponham a usar recursos naturais da região Amazônica – principal condição para usufruir dos incentivos fiscais do corredor econômico amapaense. Inicialmente, 30 ideias foram escolhidas para continuar na disputa. Depois disso, a comissão organizadora do certame analisou as propostas e divulgou o resultado final da seleção, quando oito empresas foram selecionadas.

Neste sentido, foram avaliados os projetos de empreendimentos inovadores que utilizaram tecnologia como um dos seus principais insumos, com enfoque não exclusivo, porém preferencial, nas áreas de produtos naturais como alimentos, fitofármacos e biotecnologia, tecnologia da informação, energias renováveis, aproveitamento de madeira, fitocosméticos relacionados às cadeias produtivas agroextrativista, agroindustrial e horticultura.

Parcerias

O Programa de Incubação de Empresas do Amapá existe há 20 anos e passou por uma reformulação em 2017, tornando-se mais abrangente. Para incentivar o empreendedorismo, o Governo do Amapá mobilizou outros órgãos da administração direta e indireta governamental, como a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) e Universidade do Estado do Amapá (Ueap), além de instituições parceiras, como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifap), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), o Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae) e Federal do Amapá (Unifap).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá