sábado, 16 de setembro de 2017 - 16:48h
Atletas das modalidades individuais retornam dos Jogos Escolares da Juventude
Os jogos acontecem em Curitiba/PR e mais de 100 alunos-atletas amapaenses participam das competições individuais e coletivas
Por: Weverton Façanha .Colaboradores: Costa Filho
Foto: Arquivo/Sedel
Competição reúne atletas de dos os estados incluindo o Distrito Federal. O Amapá, possui representantes em todas as modalidades

Com muito conhecimento e vivências na bagagem, a delegação amapaense que participou nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude, disputado em Curitiba/PR, já está em Macapá. Os atletas que competiram no atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez atingiram resultados expressivos de desempenho, mas não foram medalhistas nas competições.

Além das disputas, os jovens atletas têm à sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural dos Jogos Escolares da Juventude abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

Segundo o coordenador da delegação amapaense, professor Olivaldo Nunes, a participação dos alunos foi ótima, apesar de não haver conquista de medalhas.

“Fizemos uma excelente competição em todas as modalidades, não subimos ao pódio, mas o importante é que nossos alunos tiveram um grande conhecimento cultural e social”, disse.

As competições individuais tiveram início no dia 12 e se encerraram na sexta-feira, 15. Nessa primeira etapa com a disputa de modalidades individuais a comissão esportiva amapaense contou com 53 integrantes entre alunos, técnicos e dirigentes.

A partir deste domingo, 17, iniciam as modalidades coletivas como Futsal, basquete, vôlei e handebol. Nesta parte da competição mais 61 amapaenses estarão representando o Amapá. Os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional, encerram no dia 21.

Para garantir a participação do Amapá na etapa nacional o governo do Estado investe cerca R$ 900 mil em contrapartida a emenda de autoria do deputado federal Roberto Góes, de R$ 1,4 milhão. O aporte foi destinado para realização de grandes eventos esportivos amapaenses: o 1º Festival Desporto Cidadão, Campeonato Intermunicipal sub-17, Copa das Arenas, Jogos Escolares da Juventude, Festival de Artes Marciais e ainda incluindo as passagens áreas para os alunos-atletas, representarem o Estado na etapa nacional dos Jogos.

O evento reúne mais de 6 mil estudantes de todo o país, na faixa etária de 12 aos 14 anos. Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil.

A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.