Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 02 de dezembro de 2016 - 10:31h
Seminário Nacional do Desporto Escolar discute experiência e unificação de calendários
No evento estão sendo deliberadas atividades de interesse do setor, com definição dos rumos a serem seguidos em 2017
Por: .Colaboradores: Jonhwene Silva
Foto: Lílian Guimarães
No evento foi destacada a importância da interligação dos calendários esportivos
O esporte amapaense integrado aos demais Estados é pauta das discussões do VI Seminário Nacional do Desporto Escolar. A abertura do evento ocorreu na noite da última quinta-feira, 1°, na Faculdade Estácio Amapá, e segue até o próximo sábado, 3.

O seminário é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Federação Amapaense do Desporto Escolar (FADE) em parceria com o Governo do Amapá. No evento serão deliberadas atividades de interesse do setor, com definição dos rumos a serem seguidos em 2017, além de experiências de sistemas esportivos de outros países e o relato da trajetória de atletas olímpicos brasileiros.

Um desses relatos foi compartilhado pelo atleta do vôlei de praia, Zé Marcos, que foi medalhista nas Olimpíadas de Sydney em 2000, e também pela jogadora de futebol feminino, Michael Jackson, que falaram dos desafios enfrentados no esporte e das perspectivas que a modalidade oferece. As duas vertentes foram interligadas à importância da prática esportiva na rotina escolar. 

“O esporte nasce na escola. Essa fase é fundamental e importantíssima na vida de qualquer atleta”, ressaltou Michael Jackson.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, Roberto Aguiar, destacou a importância da interligação dos calendários esportivos, e principalmente, do incentivo ao esporte. 

“A integração é base de tudo, temos e devemos falar a mesma língua. Campeonatos nacionais e mundiais, torneios ou qualquer outra competição é extremamente importante termos a participação dos estudantes brasileiros. Por isso, os debates e a promoção da troca de experiências se tornam fundamentais para concretização dos nossos objetivos”, disse, Roberto Aguiar. 

O deputado federal pelo Amapá, Roberto Góes, enfatizou que o esporte amapaense tem crescido muito, e a importância do esporte escolar brasileiro. “Temos que investir nos adolescentes e crianças que praticam o esporte nas escolas, o presente e o futuro estão nas escolas", disse.

O secretário de Desporto e Lazer do Amapá, Vicente Cruz, falou da satisfação em sediar um evento nacional, e ressaltou o total apoio do governo em qualquer iniciativa esportiva. “Mesmo diante de qualquer dificuldade financeira, sempre teremos um olhar diferenciado para o esporte. Esse agente tem transformado e continuará transformando muitas vidas”, compartilhou Vicente. 

No seminário serão apresentadas atividades importantíssimas para o desporto nacional como o calendário esportivo da CBDE, que funciona como o “dever de casa” a ser seguido pela categoria. Nele estão incluídas atividades como campeonatos nacionais promovidos pela CBDE, campeonatos mundiais da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), torneios mundiais entre outros, com a participação de estudantes brasileiros. 
 
Programação
 
Sexta-feira – 02/12/2016
9h – Palestra sobre o Sistema Nacional Esportivo da Austrália e Nova Zelândia
10h45 – Atuação da Confederação Brasileira de Desporto Escolar
14h – Trajetória com o atleta Zé Marco do vôlei
15h45 – Palestra sobre Preparação Psicológica e o Equilíbrio Emocional na Formação do Atleta
17h30 – Debate entre participantes

Sábado – 03/12/2016 
9h – Apresentação do Plano Estratégico da Conferência Brasileira do Desporto Escolar 
10h – Programação Técnica do Calendário 2017 e 2018.
12h – Encerramento 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá